Especialista ensina como acabar com o mau hálito pela manhã
Saiba o que evitar e o que consumir para purificar o hálito
A halitose, mais conhecida como mau hálito, não é propriamente uma doença, mas um sinal de desequilíbrio no organismo. O problema é mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa, o que causa um grande constrangimento nas relações sociais.
Existem dois tipos de halitose: o mau hálito crônico, que persiste mesmo após a higienização dos dentes e da língua, e o mau hálito matinal. Este último acontece por conta de uma leve hipoglicemia e da redução do fluxo salivar que ocorre após várias horas de sono. “Essa situação faz com que a concentração de microorganismos nesse ambiente seja favorecida, e por isso ocorre o cheiro ruim que desaparece após uma boa higiene dos dentes e da língua”, explica a dentista Lorena Simões.
Embora muitas vezes inevitável, é possível amenizar o odor pela manhã com algumas mudanças na alimentação no dia anterior. E isso tem uma explicação simples: muitas vezes, o mau cheiro da boca também é fruto da formação de gases da digestão.
- 8 sintomas de diabetes na boca: identifique e trate a tempo
- 8 sinais de diabetes que podem aparecer na boca e como identificá-los
- 5 dicas simples para ter um sorriso saudável
- 8 sinais na boca que alertam para diabetes; saiba reconhecer
De acordo com Lorena, dietas com alto nível de proteínas e baixo nível de carboidratos, bem como alimentos ácidos, doces e uma grande quantidade de cebola, alho e outros temperos fortes podem piorar a situação.
⠀
“O consumo excessivo de café e álcool, tabagismo, diabetes, amigdalites, cáseos amigdalianos, boca seca, uso de certos medicamentos, estresse, ansiedade, sinusites e problemas estomacais são outros fatores que também comprometem o hálito”, explica a especialista. ⠀
Confira abaixo alguns hábitos que ajudam a purificar o hálito:
- Ingerir alimentos fibrosos (como cereais e frutas);
- Beber ao menos dois litros de água por dia
- Mastigar bem os alimentos.
Quando o mau hálito persiste, é importante consultar um dentista para que ele possa identificar a causa da halitose e propor um tratamento adequado, caso seja necessário.