Como curar a solidão: 6 dicas para você não se sentir sozinha

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Apesar de um mundo cada vez mais conectado, as pessoas continuam se sentindo sozinhas – se não mais do que antes. E se tem uma coisa que praticamente todo mundo está procurando é uma forma de como curar a solidão. Mas é possível fazer isso, sendo que as pessoas parecem cada vez mais distantes umas das outras?

Vale a pena a gente lembrar que existe uma diferença entre solidão e ser uma pessoa que gosta de ficar sozinha. Na verdade, algum tempo sozinha é importante para todo mundo – aliás, é até recomendado, como um exercício de autoconhecimento. Solidão é muito mais relacionado com uma sensação de isolamento, você se sente excluído, e há um buraco entre entre a quantidade de contato social e intimidade que você tem na sua vida, e o quanto você quer.

“A solidão pode ser analisada por meio da dor e do sofrimento oriundo de alguma perda, bem como pela capacidade de estar só na ausência do outro. Do ponto de vista sociológico, a solidão pode ser vista como um subproduto da construção social do indivíduo. Nesse caso, podemos nos referir a isolamento, na medida em que o homem afirma sua individualidade e isolamento do outro. Esse isolamento pode tornar-se insuportável e gerar a tentativa de relação interpessoal”, explica a psicóloga clínica Priscila Azevedo Andrade.

Aliás, o contrário de solidão não é popularidade – afinal, você pode estar cercada de pessoas, ter muitos amigos, e ainda assim se sentir solitário. Nesse caso, ficar cercada de pessoas o tempo inteiro não é o segredo para curar a solidão.

Assim como a depressão, essa sensação tem um efeito no seu corpo – pode levar a problemas cardíacos, pressão alta, distúrbios do sono e até morte prematura.  Por isso, é algo que precisa ser levado a sério também, porque pode colaborar para um quadro depressivo ou de ansiedade crônica.

O que fazer, então, para curar a solidão?

Curar a Solidão

1.Tente não se isolar

Dar o primeiro passo para conversar com alguém pode ser assustador. Mas esse é um ciclo difícil de quebrar, se você não o interrompe a tempo: quanto mais você se isola, mais difícil fica de conversar e se abrir para as pessoas. Por mais que pareça o mais adequado ficar em casa assistindo Netflix a noite inteira, todos os dias, faça o esforço de convidar as pessoas para sair e fazer coisas diferentes. Para isso, você vai precisar treinar não dar atenção para aquela vozinha que fala mal de você mesma na sua cabeça.

2.‘Conhece-te a ti mesmo’

Continue lendo aqui: Como curar a solidão: 6 dicas para você não se sentir sozinha

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3