Como entender gestos e posições da linguagem corporal

Por: Redação | Comunicar erro

Você sabia que 55% da informação que uma pessoa repassa quando se comunica vem da linguagem corporal? Esse tipo de comunicação por meio de gestos e posições pode revelar alguns detalhes que não deixamos claros somente pelas palavras. Por isso, a revista Time publicou um artigo para ensinar algumas dicas interessantes sobre a leitura corporal. As informações são do site Mega Curioso.

Foto: zakokor/iStock
A linguagem corporal tem muito a dizer sobre as características de uma pessoa

Certamente, gestos e posições têm muito a dizer sobre a personalidade de uma pessoa. Por exemplo, você sabia que psicopatas conseguem detectar vulnerabilidade analisando somente a forma como uma pessoa anda? Em outro estudo, foi sugerido que seria possível analisar o que um político pensa sobre determinado assunto com base em suas mãos.

Os três pontos fundamentais da linguagem corporal são:

– Discurso e comportamento: para saber se uma pessoa se sente emocionalmente sintonizada ao seu lado, repare se utiliza as mesmas palavras que você, se fala em tom e velocidade parecidos com o seu e se está sentada na mesma posição que você. Caso a conversa siga por um ritmo similar a um jogo de “siga o mestre”, a conexão emocional está estabelecida;

– Níveis de agitação e atividade: se a pessoa não se movimenta, ela tem pouco interesse no que você está falando. Se ela se movimenta, indica que está interessada. Além disso, algumas pesquisas confirmaram que quando uma mulher balança os pés em um encontro romântico, ela provavelmente sente algo pelo homem que está a acompanhando;

– Ênfase e timing: “timing” significa que a pessoa está falando ou fazendo a coisa certa e na hora certa. Se além de ter timing para os comentários, a pessoa der ênfase em alguns pontos, isso revela que ela está focada e controlada na conversa – e que é pouco influenciável. Quem não demonstra segurança naquilo que diz, é facilmente manipulável.

Leia a matéria na íntegra.

 

Compartilhe: