Como identificar a infecção por Strep A que já matou 9 crianças
Agência de saúde do Reino Unido pede que pais fiquem atentos aos sinais em seus filhos
A bactéria Streptococcus do Grupo A, apelidada de Strep A, pode levar à escarlatina, uma doença altamente contagiosa, e ser fatal. No atual surto no Reino Unido, pelo menos 9 crianças já morreram em decorrência da infecção. Por isso, a Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido (UKHSA, em inglês) está alertando para sinais que possam identificar a contaminação.
Os sintomas que os pais devem ficar atentos incluem dor de garganta, dor de cabeça e febre, juntamente com uma erupção cutânea fina, rosada ou vermelha com uma sensação de lixa.
“Na pele mais escura, a erupção pode ser mais difícil de detectar visualmente, mas terá uma sensação de lixa”, destaca alerta da UKHSA.
- 5 sinais de vitamina D baixa que você simplesmente não pode ignorar ou as consequências serão perigosas
- Cetesb revela que 18 praias do litoral de SP estão tão sujas que são consideradas impróprias para banho; veja lista
- Como apostar em eSports: guia completo
- Estudo britânico revela hábitos que podem prevenir a demência e salvar milhares
Além da escarlatina, a Strep A causa uma série de infecções, incluindo faringite estreptocócica, amigdalite e impetigo – uma infecção de pele.
Embora a grande maioria das infecções por Strep A seja relativamente leve, às vezes o vírus pode levar à febre reumática e ser fatal se não for tratada.
Em casos mais raros, pode ainda causar uma doença mortal chamada doença invasiva por estreptococos do grupo A, que ocorre quando a bactéria penetra profundamente no corpo, como sangue, músculos profundos ou pulmões. Duas das formas mais graves, porém raras, de doença invasiva são a fasciíte necrotizante, “doença comedora de carne” e a síndrome do choque tóxico estreptocócico, que progride rapidamente, causando danos a vários órgãos.
Quais os sintomas iniciais de infecção por Strep A?
A infecção por Strep A tende a começar com alguns sintomas típicos que podem ser confundidos com os da gripe, como dor de garganta, dores musculares, febre alta e cansaço. Mas também é comum que a pessoa apresente erupção cutânea, bochechas avermelhadas e infecção no ouvido.
Essas manifestações costumam ter a duração de uma semana e desaparecem sozinhos, em casos leves.
No entanto, algumas pessoas não apresentam qualquer sintoma, mas ainda assim podem transmitir o vírus para outras pessoas por tosse, espirros e contato próximo.
O sistema de saúde da Inglaterra (NHS) recomenda que os pais levem seus filhos ao médico se eles estiverem sentindo dor de garganta há uma semana, apresentarem febre alta ou sinais de desidratação ou estiverem se alimentando menos que o normal.