Escarlatina: os sintomas da doença que contaminou 800 crianças

Pelo menos seis mortes estão ligadas à infecção bacteriana nas últimas semanas no Reino Unido

Médicos no Reino Unido estão pedindo aos pais que fiquem alertas aos sintomas da escarlatina à medida que os casos aumentam nas escolas. Até o momento, seis crianças morreram e 800 casos da infecção foram registrados.

A doença altamente contagiosa acomete especialmente as crianças em idade escolar (de 2 a 10 anos) e causa sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre alta, dor de garganta e gânglios do pescoço inchados.

Após esses primeiros sintomas, aparece uma erupção cutânea vermelha dentro de 12 a 48 horas, começando no peito e na barriga antes de se espalhar.

Também é comum a criança apresentar dor de garganta, vermelhidão nas bochechas e revestimento esbranquiçado na língua, que fica parecida com um morango.

 Língua fica avermelhada e como bolinhas em casos de escarlatina
Créditos: reprodução/New England Journal of Medicine
 Língua fica avermelhada e como bolinhas em casos de escarlatina

No início da infecção, a criança também pode apresentar dor de cabeça, dores no corpo, náusea, vômito e dor abdominal.

Escarlatina é uma infecção bacteriana que atinge principalmente crianças em fase escolar
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Escarlatina é uma infecção bacteriana que atinge principalmente crianças em fase escolar

As complicações da escarlatina são raras, mas podem incluir doenças mortais, como a pneumonia e a meningite.

Causas e transmissão da escarlatina

A escarlatina é causada por pelo mesmo tipo de bactéria que causa infecções na garganta – estreptococo do grupo A. A diferença é que, na escarlatina, a bactéria libera uma toxina que produz a erupção cutânea e a coloração avermelhada da língua.

A infecção se espalha de pessoa para pessoa por gotículas liberadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. O período de incubação – o tempo entre a exposição e a manifestação da doença – é geralmente de 2 a 4 dias.

Tratamento

Em casos de escarlatina, o tratamento pode ser feito com antibióticos. Também pode ser recomendado o uso de analgésicos para baixar a febre e anti-histamínicos  para aliviar a coceira.