Como identificar insônia e quando procurar tratamento
Muitas vezes, o problema é causado por hábitos inadequados ou pode estar relacionado à ansiedade e depressão
A insônia é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É um distúrbio do sono que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa e ter efeitos negativos na saúde geral. Identificar os sintomas da insônia é o primeiro passo para obter o tratamento adequado e melhorar a qualidade do sono.
Mas como saber se minha dificuldade de dormir é insônia?
A quantidade de sono suficiente varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos adultos precisa de sete a oito horas por noite.
Em algum momento, muitos adultos experimentam insônia de curto prazo (aguda), que dura dias ou semanas. Geralmente é o resultado de estresse ou um evento traumático. Mas algumas pessoas têm insônia de longo prazo. Quando ela dura mais de três meses passa a ser considerada crônica.
A partir daí, a pessoa começa a ter prejuízos decorrentes da privação de sono.
Os sintomas da insônia incluem dificuldade em adormecer, acordar frequentemente durante a noite, acordar cedo demais, ter um sono agitado e não se sentir descansado depois de dormir.
A insônia pode ser o principal problema ou pode estar associada a outras condições médicas ou medicamentos. Por isso, é importante se consultar com um especialista que vai investigar as causas. Ele pode inclusive recomendar a realização de exames para descartar outras condições médicas.
O que causa a insônia?
A insônia pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo estresse, ansiedade, depressão, distúrbios do sono (apneia), dor crônica e condições médicas, como doenças cardíacas e pulmonares.
Certos medicamentos, como antidepressivos e estimulantes, também podem afetar o sono, assim como o consumo de substâncias, como o álcool, nicotina, cafeína e drogas.
Como tratar a insônia?
Quando a condição se torna crônica e você notar mudanças em seu humor, energia e apetite é importante buscar ajuda médica.
Existem várias opções de tratamento para a insônia, que incluem mudanças no estilo de vida, terapias comportamentais e medicamentos prescritos.
As mudanças no estilo de vida incluem evitar cafeína, álcool e nicotina antes de dormir, criar um ambiente de sono confortável e praticar técnicas de relaxamento.
Terapias comportamentais podem incluir a terapia cognitivo-comportamental e a terapia de relaxamento muscular progressivo. Os medicamentos prescritos incluem hipnóticos e sedativos.