Como o TDAH manifesta-se em crianças e adolescentes
Inquietas, desatentas e sem pensar nas consequências de suas ações, as crianças com TDAH podem apresentar uma variedade de sintomas
A criança pula como uma bola saltitante e não presta atenção ao assunto – às vezes, isso é completamente normal. Mas quando ocorrem outros sintomas, algumas crianças podem ter o que é conhecido como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH ).
Este é um dos problemas neurobiológicos mais comuns que ocorrem em crianças e adolescentes. Os especialistas presumem que uma interação de vários fatores leva à condição. Mesmo que o TDAH não seja herdado diretamente, os filhos de pais com TDAH apresentam um risco aumentado de desenvolver o transtorno.
Quais sintomas de TDAH entre crianças e adolescentes?
No transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, três complexos de sintomas específicos são particularmente evidentes: hiperatividade, desatenção e impulsividade. Esses sintomas podem afetar meninas e meninos.
- YouTube divulga ranking de clipes mais vistos em 2024; confira
- Quer parar de roncar? Estudo revela alimento simples que pode contribuir
- Arraial do Cabo: roteiro de 4 dias para aproveitar as melhores praias da cidade
- Pele das pernas brilhante? Saiba quando isso é um alerta para sua saúde
Por exemplo, as meninas podem apresentar comprometimento apenas no complexo de sintomas de desatenção. Isto torna mais difícil para familiares e professores descreverem este comportamento como anormal e esclarecê-la clinicamente.
Tipos de TDAH
TDAH do tipo predominantemente desatento
As crianças e adolescentes afetados têm dificuldade em manter o foco em uma coisa, por exemplo, concluir a lição de casa de uma só vez. Eles também parecem ausentes nas conversas e tendem a se distrair facilmente, por exemplo, com o que está acontecendo na aula ou com seus próprios pensamentos.
As pessoas afetadas muitas vezes perdem coisa, ou esquecem-se de compromissos. A organização é difícil – isto pode ser visto, por exemplo, em projetos na escola em que as crianças devem trabalhar em algo de forma independente.
TDAH do tipo predominantemente hiperativo-impulsivo
As crianças e adolescentes afetados com esse tipo causam uma impressão inquieta e excitada. Por conta dessas características, precisam se movimentar com frequência.
Eles também têm dificuldade em manter a calma e participar de atividades tranquilas que exigem mais atenção.
Essas pessoas muitas vezes interrompem as conversas de outras e falam excessivamente e têm a tendência a ficar impaciente, por exemplo, quando esperam em uma fila.
Esses sintomas podem ocorrer tanto em meninas quanto em meninos. Porém, em comparação com as meninas, os meninos pertencem mais frequentemente ao tipo de sintomas hiperativos/impulsivos. Os sintomas associados são percebidos mais rapidamente pelos pais e professores.
TDAH do tipo combinado
Combina os sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade. É o tipo mais comum. Apresenta características de ambos os tipos acima. Dificuldades significativas em diversas áreas, como escola, casa e interação social.
Como é feito o diagnóstico de TDAH?
Para ser diagnosticado com TDAH, os sintomas devem estar presentes em mais de um ambiente (escola, casa, atividades sociais) e impactar negativamente o desempenho ou as relações. Se houver suspeita, é fundamental procurar um profissional especializado, como um pediatra ou psicólogo, para avaliação e tratamento.