Como organizar melhor os alimentos na marmita de vidro
Se você prefere levar sua própria comida ao trabalho, atenção para essas dicas que te ajudarão a organizar melhor os alimentos na marmita. Para começar, de acordo com o programa Meu Prato Saudável, desenvolvido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os recipientes de vidro são os mais indicados.
O vidro, além de ser puro e inerte, está livre de disruptores endócrinos, como o Bisfenol A. Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a substância está relacionada ao desenvolvimento de doenças, como o câncer.
No caso da refeição, e recomendável é que ela seja feita a cada três dias, sendo que as carnes ficam mais saborosas se preparadas no dia anterior. O ideal é colocar o alimento direto no refrigerador assim que estiver pronto.
- 3 alimentos para evitar o câncer, segundo a ciência
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Descubra Icapuí, a cidade onde o sol nasce primeiro
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
Dá para levar salada? Claro! Deve. No geral, as pessoas deixam de incluí-la na marmita para não misturar os alimentos frios e quentes. Leve a salada à parte e tempere-a apenas na hora de comer para que as folhas não fiquem murchas nem junte água no recipiente.
E cuidado: alimentos com molhos ou à base de ovos devem ser evitados, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar o resto da comida.
Partindo da proporção de um prato, o indicado é armazenar na marmira ½ prato de verduras e legumes (crus ou cozidos); ¼ de alimentos ricos em carboidratos (arroz, macarrão, batata); ¼ com proteína vegetal (feijão, grão-de-bico, lentilha) e proteína animal (carne, frango, peixe, ovo); e 1 porção de fruta como sobremesa.
Você também pode levar os lanches da tarde em marmitas, como por exemplo, salada de frutas, iogurte, mix de castanhas, biscoitos integrais e bolos simples.
Com informações do blog É Puro. É Vidro.