Como prevenir Alzheimer? Veja 5 ajustes na rotina para fazer já
Muitas atitudes que você tem hoje podem ajudar a reduzir o risco de demência no futuro
O Alzheimer é uma forma progressiva de demência. Como não há cura para a doença, o tema sobre a prevenção está se tornando cada vez mais importante na pesquisa de Alzheimer. O que a ciência sabe é que algumas atitudes simples são capazes de reduzir o risco do desenvolvimento desse tipo de demência no futuro.
Como prevenir o Alzheimer?
A Alzheimer’s Society recomenda os seguintes cuidados para reduzir o risco da doença:
1. Fazer atividade física:
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Ingrediente encontrado em ultraprocessados aumenta risco de depressão
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
Fazer atividade física regular é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de demência. Existem dois tipos principais de atividade física – atividade aeróbica e atividade de construção de força. Fazer uma combinação dessas atividades é o ideal.
2. Tenha uma alimentação saudável
Comer uma dieta saudável e equilibrada pode reduzir o risco de demência, bem como outras condições, incluindo câncer, diabetes tipo 2, obesidade, derrame e doenças cardíacas.
Nenhum ingrediente, nutriente ou alimento isolado pode melhorar a saúde do cérebro por si só. Porém, comer uma variedade de alimentos diferentes nas proporções certas é o que faz a diferença. Isso é conhecido como uma dieta ‘balanceada’.
Ao comer uma dieta balanceada, é mais provável que você obtenha todos os nutrientes de que precisa para que seu cérebro se mantenha saudável. Evidências mostram que uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais e pobre em carne vermelha e açúcar pode ajudar a reduzir os riscos de demência.
- Inclua alimentos amiláceos integrais na maioria das refeições – por exemplo, pão integral, arroz e macarrão.
- Coma mais frutas, legumes, leguminosas (por exemplo, feijões, ervilhas e lentilhas) e nozes e sementes.
- Coma menos carne vermelha – por exemplo, carne bovina e de cordeiro, e especialmente carnes processadas, como salsichas e bacon.
- Coma peixe regularmente – particularmente tipos oleosos como salmão e cavala. No entanto, tente limitar a ingestão de peixe empanado ou empanado, que é rico em gordura não saudável.
- Tente escolher alimentos lácteos com baixo teor de gordura sempre que possível.
- Use óleos vegetais e vegetais para cozinhar e temperar – por exemplo, azeite. Tente evitar gorduras sólidas como manteiga, banha ou ghee.
- Limite a quantidade de sal na sua dieta – tente não comer mais de 6g (cerca de uma colher de chá) por dia.
- Tente comer alimentos açucarados ocasionalmente – como bolos, doces, biscoitos, bolos e chocolate.
3. Não fumar
Se você fuma, corre um risco muito maior de desenvolver demência mais tarde na vida, de acordo com a Alzheimer’s Society. Fumar prejudica muito a circulação do sangue pelo corpo, principalmente os vasos sanguíneos do cérebro, bem como o coração e os pulmões. Nunca é tarde para parar de fumar. No entanto, quanto mais cedo você parar, mais danos cerebrais você evitará.
4. Manter-se mental e socialmente ativo
Envolver-se em atividades mentais ou sociais pode ajudar a aumentar a capacidade do seu cérebro de lidar com doenças, aliviar o estresse e melhorar o humor. Isso significa que fazer essas atividades pode ajudar a retardar, ou mesmo prevenir, o desenvolvimento da demência.
Encontre atividades que você goste que desafiem seu cérebro e pratique-as regularmente. Podem ser quebra-cabeças ou palavras cruzadas, ou qualquer outra atividade que envolva a mente.
Alguns exemplos:
- tocar um instrumento musical
- voluntariado, por exemplo, voluntariado na Alzheimer’s Society
- jogos de cartas, xadrez ou jogos de tabuleiro
- ler livros
- escrita criativa ou manter um diário
- aprender um novo idioma
5,. Beba menos álcool
Se você bebe álcool regularmente, tente fazê-lo com moderação e dentro dos limites recomendados. Beber muito álcool de uma só vez expõe seu cérebro a altos níveis de substâncias químicas nocivas e aumenta o risco de demência.
A Alzheimer’s Society recomenda não beber mais do que um litro de cerveja ou um pequeno copo de vinho por dia.