Como uma fruta ajuda a controlar a glicose e a fortalecer o cabelo
Conheça essa fruta chinesa que traz inúmeros benefícios à saúde humana; veja as contraindicações e como consumir
A lichia, uma fruta de origem chinesa, é conhecida por seu sabor adocicado e sua aparência marcante, com cascas vermelhas e uma polpa branca suculenta.
No entanto, o que realmente a torna especial são os numerosos benefícios à saúde. Ela se destaca por ser pouco calórica e muito rica em fibras e água.
Além disso, a fruta é uma fonte de vitaminas e minerais como vitamina C, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e folato.
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
- Como diminuir o estresse com 5 simples hábitos pela manhã
Quais são os benefícios da lichia?
-
Lichia no controle do diabetes
Um aspecto interessante é que a lichia apresenta diversos compostos fenólicos como o oligonol, que atua na regulação do metabolismo da glicose, auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue.
-
Favorece a imunidade
O consumo regular de lichia pode ser um forte aliado para a manutenção da imunidade. Sendo uma fonte rica de vitamina C, a lichia ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de ter uma ação antioxidante que auxilia no combate de doenças degenerativas e cardíacas.
-
Ajuda no emagrecimento
Graças às suas propriedades nutricionais, a lichia também pode ser uma aliada na perda de peso. Fibras presentes na fruta contribuem para a saciedade, reduzindo a ingestão calórica. Ela possui um composto chamado cianidina, que tem ação antioxidante e ajuda na queima de gorduras.
-
Benéfica para os cabelos e a pele
A lichia não é só boa para o corpo por dentro, mas também por fora. Isso porque os compostos antioxidantes, como as proantocianidinas, presentes na fruta contribuem para a manutenção da saúde do cabelo e das unhas.
Além disso, a vitamina C presente na fruta tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a estimular a produção de colágeno, contribuindo para a saúde e beleza da pele.
-
Ajuda a dormir melhor
Comer lichia também pode afetar positivamente a qualidade do seu sono. Muitos dos minerais presentes na fruta são conhecidos por contribuírem para uma noite de sono mais tranquila.
Contraindicações
Pessoas com histórico de alergias a frutas podem apresentar reações alérgicas à lichia. Então, o consumo deve ter aprovação prévia de um médico.
Além disso, a fruta não deve ser consumida em jejum ou quando os níveis de glicose estão reduzidos, pois pode causar uma crise de hipoglicemia.
Sempre consulte um profissional de saúde para orientações personalizadas e aproveite os benefícios da lichia.
Você pode descascar e consumir a fruta fresca. Também pode adicioná-la picada a saladas, sucos, smoothies ou sobremesas como sorvetes, mousses ou compotas para uma experiência culinária única.