Últimas notícias:
Loading...

Fruta que todos consomem é apontada como a mais saudável do mundo

Cientistas listaram quais alimentos podem suprir a quantidade necessária de nutrientes diários

Fruta bastante comum aparece na lista de alimentos mais saudáveis do mundo
Créditos: iStock/MesquitaFMS
Fruta bastante comum aparece na lista de alimentos mais saudáveis do mundo

Em um recente estudo conduzido pela William Paterson University, localizada no estado de Nova Jersey (EUA), pesquisadores revelaram uma lista com os alimentos mais saudáveis do planeta.

Segundo os pesquisadores, a fruta mais saudável é o limão que, após 27 alimentos, atingiu uma marca impressionante: consegue suprir 100% das necessidades nutricionais em apenas 100 calorias.

A popular fruta cítrica traz inúmeros benefícios para a saúde, com o adicional de conter pouquíssimas calorias. Utilizada tanto na culinária, quanto nos cuidados de higiene e beleza, o limão de variedade Tahiti é amplamente consumido no Brasil o ano todo.

Estudo para definir os 10 alimentos mais saudáveis

Para surpresa de muitos, apenas vegetais verdes lideram o top 10 do estudo. A pesquisa fez uma análise completa de 41 alimentos e a primeira fruta que apareceu foi somente na 28ª posição.

O ranking levou em conta a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes saudáveis em relação ao número de calorias.

No top 3, o agrião ficou no topo por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio e cálcio, fornecendo 100% dos nutrientes necessários para uma dieta diária de 100 calorias. Depois dele, o espinafre e couve aparecem na lista.

O que faz do limão uma superfruta?

A composição do limão é incrivelmente rica para a saúde humana. Ele é repleto de vitamina C, um poderoso antioxidante natural que auxilia na proteção do organismo contra a ação maléfica de radicais livres.

Além disso, a fruta tem importantes propriedades antibacterianas e antivirais, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.

Limão aparece como a fruta mais saudável do mundo
Créditos: iStock/bhofack2
Limão aparece como a fruta mais saudável do mundo

Como introduzir o limão no dia a dia?

Incorporar o limão ao cotidiano é mais fácil do que se imagina. Na culinária, ele pode servir para temperar saladas, carnes e outros alimentos; para produzir molhos, massas e temperos caseiros; e ainda para preparar sucos, drinques e até a tradicional caipirinha brasileira. Além disso, com a casca do limão, é possível preparar chás e receitas doces ou até mesmo enfeitar pratos.

Na higiene, o limão acaba sendo utilizado para clarear superfícies, retirar odores fortes de ambientes e até reduzir o sal do feijão, e auxilia na conservação de outras frutas.

A melhor forma de conservar o limão é armazenar em local fresco ou sob refrigeração, sempre lembrando de limpar bem as frutas antes do consumo As raspas de limão podem ser congeladas para serem usadas em receitas.

No Brasil, além do tahiti, outras variedades de limão também estão sendo cultivadas diariamente, como o cravo (ou caipira), o siciliano e o galego.