Como você dormiu hoje? Comportamento durante o sono pode indicar demência

Comportamento agitado durante o sono REM podem ser sinais antecipados de doenças neurodegenerativas, alertam especialistas

Comportamento agitado durante o sono REM podem ser sinais antecipados de doenças neurodegenerativas, acreditam especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá – iStock/Getty Images
Créditos: iSTock
Comportamento agitado durante o sono REM podem ser sinais antecipados de doenças neurodegenerativas, acreditam especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá – iStock/Getty Images

Considerada um dos maiores desafios da medicina nos dias atuais, a demência, condição caracterizada pelo declínio gradual da capacidade cognitiva, apresenta sinais que podem ser notados anos antes da doença ser diagnosticada. Estudos sobre o tema descobriram que alguns comportamentos específicos durante o sono profundo mostraram potencial indicativos do desenvolvimento de demência.

Esse indicativos ocorrem sobretudo durante a fase do sono conhecida como REM, o estágio mais profundo relatado cerca de 90 minutos depois de a pessoa adormecer. Para os especialistas, sonhos mais vívidos são frequentes neste estágio quando a pessoa pode manifestar vocalizações repentinas e movimentos violentos com braços e pernas.

O que esses comportamentos durante o sono indicam?

Gritos e chutes durante o sono REM podem ser sinais antecipados de doenças neurodegenerativas, acreditam especialistas da Universidade de Toronto, no Canadá.

Ao menos é o que indica estudo liderado pelo professor associado do Departamento de Fisiologia da Universidade de Toronto, John Peever, ao revelar que as primeiras células cerebrais a serem atingidas por doenças, como o Alzheimer, são justamente as que controlam o sono REM.

Meu sono é agitado, vou desenvolver demência no futuro?

Não necessariamente. Apesar das evidências coletadas, o professor Peever enfatiza que ter um distúrbio comportamental do sono REM não significa necessariamente que a pessoa desenvolverá problemas neurológicos.

No entanto, entender esse distúrbio como um sinal prévio de alterações cerebrais pode ser decisivo para diagnosticar pacientes em estágios iniciais de doenças neurodegenerativas.

Isso porque a compreensão cada vez maior dos sinais e sintomas precoces da demência tem possibilitado diagnósticos mais precoces e, consequentemente, melhores resultados no tratamento e controle da doença.

Portanto, mesmo que um comportamento agitado durante o sono REM não seja um indicador certeiro de demência, prestar atenção a esses comportamentos pode representar um grande valor para a manutenção a longo prazo da saúde do cérebro.