Comportamento errado no chuveiro pode causar infecção em homens
Tomar banho com pressa, sem dar atenção a um detalhe importante pode ser prejudicial
Para muitas pessoas, tomar banho é uma tarefa feita no “piloto automático”. Acontece que a pouca atenção a esse momento embaixo do chuveiro pode resultar em infecções em homens.
Esquecer de higienizar determinadas áreas, como a região íntima, que merece uma atenção redobrada, pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias.
Esse cuidado é especialmente importante entre os homens que não passaram pelo processo cirúrgico de retirada do prepúcio, a membrana que recobre a extremidade da glande do pênis. Quando não higienizada adequadamente, essa área pode acumular óleos, células da pele e outros fluidos, criando um ambiente ideal para o acúmulo de esmegma.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O esmegma é uma secreção espessa com aparência de queijo que se acumula ao redor dos órgãos genitais e pode levar a infecções cutâneas.
Como higienizar adequadamente o pênis?
Para evitar que esse problema de saúde ocorra, basta seguir uma dica simples de higiene. O especialista Aguinaldo Nardi, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida, explica homens não circuncidados, devem puxar o prepúcio até o aparecimento total da glande.
“Passe água com espuma de sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa e/ou pele suavemente, até sair toda a camada de gordura acumulada”, explica o urologista.
Segundo ele, a essa gordura do esmegma e precisa ser retirada completamente para que seja afastado o risco de proliferação de bactérias e fungos no local.