Um homem morre a cada 38 minutos de câncer de próstata no Brasil

Parte dessas mortes poderia ser evitada se os diagnósticos fossem realizados na fase inicial da doença; saiba como se prevenir

Por: Redação

O câncer de próstata é uma doença séria que ainda não recebe a devida atenção por parte da população masculina. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre vítima da doença a cada 38 minutos no Brasil.

Parte dessas mortes poderia ser evitada se os diagnósticos fossem realizados na fase inicial da doença. Quando o tumor é descoberto no começo, o risco de metástase é menor e as chances de cura chegam a 90%.

A recomendação é que todos os homens acima dos 50 anos realizem exames de rotina. “Pessoas que estejam na faixa de risco, composta por homens acima de 50 anos, com histórico familiar, precisam discutir com seu médico sobre o rastreamento e os exames necessários. Mas, em geral, todos os homens devem fazer acompanhamento anual”, explica André Fay, oncologista do Grupo Oncoclínicas no Rio Grande do Sul.

A prevenção deve começar pelo menos 5 anos antes, em casos de homens negros ou com antecedentes familiares, já que esses compõem o grupo de risco.

O câncer de próstata é o segundo o mais incidente entre os homens, ficando atrás apenas do carcinoma de pele não-melanoma. De acordo com uma estimativa do INCA , até o fim deste ano, o biênio 2018-2019 terá somado 68.220 novos casos da doença. Tal número corresponde a sete diagnósticos a cada hora no país.

homem de azul segurando um lado da campanha novembro azul
Crédito: Klebercordeiro/istockO câncer de próstata é o segundo mais incidente no Brasil

Exames preventivos são fundamentais

O câncer da próstata pode ser identificado com a combinação de dois exames: a dosagem de PSA, que é um exame de sangue, e o toque retal, que permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos.

Embora coberto de preconceitos, o toque é um exame rápido e indolor e dura, em média, apenas sete segundos.

Quando há alguma suspeita, é realizada a biópsia, o único procedimento capaz de confirmar o câncer. A retirada de amostras de tecido da glândula para análise é feita com auxílio da ultrassonografia.

Outros exames de imagem também podem ser solicitados, como tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea para verificar se os ossos foram atingidos pela doença.

exame câncer de próstata
Crédito: Jamesbenet/sitcokPSA e toque são os principais exames, mas outros também podem ser solicitados

Para o oncologista André Fay, a melhor forma de combater esse tipo de preconceito é com a melhoria e a ampliação das informações. “O número de mortes também está aumentando e o exame de toque retal, juntamente com o avaliação do PSA, é fundamental para diagnosticar o tumor em estágios iniciais e salvar essas vidas. À medida que os homens saibam, cada vez mais, da sua importância para curar a doença, em caso de diagnóstico, menos preconceito e mais consciência terá”, acredita.

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …