Conchita Wurst revela ser HIV positivo após sofrer chantagem
Veja sete informações que você precisa saber sobre HIV
A drag queen Conchita Wurst, de 29 anos, que ganhou projeção internacional em 2014 após ganhar o concurso musical Eurovision, tornou pública sua sorologia positiva para HIV em uma publicação no Instagram.
A austríaca desabafou em seu perfil na plataforma digital na noite do último domingo, 15, que estava sendo chantageada por um ex-parceiro, ciente de sua condição sorológica e, por isso, resolveu ela mesma falar sobre o assunto.
“Eu não queria vir a público com isso por uma série de razões”, explicou. “O mais importante é a minha família, que sabe de tudo e me apoiou incondicionalmente desde o primeiro dia (…). Em segundo lugar, é uma informação que acredito ser relevante principalmente para as pessoas com quem posso vir a ter contato sexual.”
“Eu tenho sido soropositiva por muitos anos. Isso é, na verdade, irrelevante para o público, mas um ex-namorado está ameaçando divulgar essa informação privada e eu não darei a ninguém o direito de me amedrontar ou afetar minha vida”, escreveu Conchita.
Desde sua vitória no Eurovision, representando a Áustria, Conchita Wurst se transformou em um símbolo LGBT, chegando, inclusive, a se apresentar na Organização das Nações Unidas (ONU), sendo elogiada pelo então secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, por sua atuação e combate à discriminação.
HIV
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 37 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV hoje em dia. Desse total, pouco mais de 19 milhões estão em tratamento com terapia antirretroviral.
No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que 830 mil sejam portadoras do agente causador da Aids.
Embora muito tenha sido feito no campo do HIV/Aids nas últimas três décadas desde sua descoberta, esse é um assunto ainda bastante permeado por preconceito e desinformação. Poucos sabem, mas uma pessoa HIV positiva com sorologia indetectável, não transmite o vírus, por exemplo. Isso já foi cientificamente comprovado.
Por isso, veja abaixo sete informações que TODO MUNDO precisa saber sobre a doença.