Condição pouco conhecida causa queimadura em bebê que brincava com limão
Queimadura foi tão forte que fez a pele do menino sangrar
Um bebê sofreu queimadura séria depois de brincar com um limão enquanto estava exposto ao sol. A mãe dele notou uma erupção na pele no dia seguinte.
Inicialmente, ela achou pudesse ser uma reação alérgica ao suco de limão, mas segundo ela aquela erupção rapidamente evoluiu para uma “queimadura horrível”.
O pequeno Otis então foi levado ao hospital, onde os médicos descobriram que o menino sofre de uma doença pouco conhecida chamada fitofotodermatite.
- Faça isso em caso de queimadura de água-viva na praia; veja dicas
- Conheça os sinais da síndrome que causou a morte de Isabel do vôlei
- Psoríase pustulosa: conheça essa doença grave que causa bolhas
- Conheças os problemas de saúde mais comuns que aparecem na língua
A fitofotodermatite – mais comumente conhecida como queimadura de margarita – é uma queimadura que ocorre quando uma substância química chamada furocumarina reage com a luz solar.
Esta substância é encontrada em limas, frutas cítricas e algumas plantas.
O risco de sofrer com fitofotodermatite é maior em quem já tem histórico de dermatite de contato com outras substâncias, como metais e agentes de limpeza.
“Agora temos consultas contínuas com nossa equipe local de queimaduras pediátricas para gerenciamento contínuo, para garantir que não haja sustos e implicações a longo prazo”, disse a mãe em um post no perfil Tiny Hearts Education, no Instagram.
“Espero que, ao compartilhar minha história, possa aumentar a conscientização sobre a fitofotodermatite e a importância de observar os pequenos perto de frutas cítricas”, acrescentou.