Condição comum associada a um risco 36% maior de Alzheimer
De acordo com a OMS, uma em cada três pessoas no mundo sofre com a condição
Um novo estudo comprova a ligação entre pressão alta não tratada e um risco maior da doença de Alzheimer em adultos com 60 anos ou mais.
A pesquisa, publicada em 14 de agosto na edição online da Neurology, revista médica da Academia Americana de Neurologia, é uma revisão de 14 estudos internacionais envolvendo 31.250 pessoas.
Os participantes, que tinham em média 72 anos, foram acompanhados por cerca de quatro anos para alterações cognitivas e diagnósticos de demência.
- Estudo aponta para medida que controla açúcar no sangue após refeição
- Benfica x Barcelona: aposte no gol de Raphinha
- Fundação Itaú oferece 25 bolsas 100% gratuitas para curso de mestrado
- Mercados alternativos futebol: saiba como apostar
Do total de pessoas do estudo, 1.415 desenvolveram doença de Alzheimer.
Os pesquisadores descobriram que:
- participantes com pressão alta não tratada tinham um risco 36% maior de desenvolver Alzheimer quando comparados a pessoas sem pressão alta.
- Pessoas com pressão alta não tratada tinham um risco 42% maior de desenvolver Alzheimer quando comparadas a pessoas que estavam tomando medicamentos para pressão alta.
De acordo com a equipe do estudo, o aumento da idade não altera essa relação. Isso indica, portanto, que mesmo aqueles na faixa dos 70 e 80 anos correm um risco significativamente menor de Alzheimer se a hipertensão receber tratamento.
Além disso, pessoas com hipertensão não medicada tiveram um risco 69% maior de outros tipos de demência em comparação com aquelas sem hipertensão.
Pressão alta
A hipertensão é uma das principais causas de morte prematura no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A condição pode levar a derrame e doença cerebrovascular, mas pode ser controlada com medicamentos, reduzindo o risco de uma pessoa ter essas doenças.
Ainda segundo a OMS, estima-se que 46% dos adultos com hipertensão não sabem que têm a doença. E menos da metade dos adultos (42%) com hipertensão são diagnosticados e tratados.
Na verdade, apenas cerca de 1 em cada 5 adultos tem sua condição sob controle, de acordo com a OMS.
Hipertensão (pressão alta) é quando a pressão nos vasos sanguíneos está muito alta (140/90 mmHg ou mais). É comum, mas pode ser grave se não for tratada.
Pessoas com pressão alta podem não sentir sintomas. A única maneira de saber é verificar sua pressão arterial.
Fatores que aumentam o risco de ter pressão alta
- idade avançada
- genética
- estar acima do peso ou obeso
- não ser fisicamente ativo
- dieta rica em sal
- beber muito álcool