Conheça alguns exames preventivos que todos os homens deveriam fazer

Por: Redação

Você sabia que os exames preventivos  prolongam a qualidade de vida do homem? Pensando nisso o site ‘Vivo Mais Saudável’, parceiro do Catraca Livre,  trouxe algumas informações sobre essa rotina médica e a sua importância. Confira quais são os testes indispensáveis para cada fase da vida. Leia a matéria completa.

Nascimento

Os cuidados preventivos já começam na sala de parto. O pediatra deve fazer o exame físico geral do recém-nascido, na procura de possíveis malformações congênitas ou anomalias.

Caso seja verificada alguma doença congênita na genitália externa, como criptorquidia,hipospádia, epispádia, genitália ambígua e fimose, a criança deverá ser encaminhada ao urologista para que seja realizado o tratamento específico.

Puberdade

Na puberdade, quando há o início da elevação do hormônio masculino testosterona, inicia-se o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como nascimento dos pelos pubianos e axilares, mudança da voz e acne.

Fase adulta

Já na fase pré-nupcial do homem, são realizados exames gerais e específicos, como oespermograma. A possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis também deve ser investigada. É ainda na fase adulta que chega a hora do preventivo do câncer de próstata (CaP).

Esses exames são o PSA (antígeno específico da próstata), o toque retal e a ultrassonografia da próstata. Eles devem ser feitos anualmente.

Metade dos brasileiros não vai ao urologista

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. São cerca de 69 mil casos por ano registrados no país.

O tabu envolvendo o exame preventivo de toque retal, por exemplo, é um assunto bastante preocupante. O procedimento é fundamental para a detecção de qualquer anomalia em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com a farmacêutica Bayer, revelou que mais da metade dos brasileiros não estão em dia com seus exames preventivos e não consultam o urologista. Medo e falta de tempo foram os principais motivos apresentados pelo público masculino.

Além disso, o estudo revelou que os homens têm consciência sobre a importância da prevenção, mas, mesmo assim, não se consultam com o especialista.

O exame de toque retal não leva mais que 15 segundos e é praticamente indolor. Que tal deixar a vergonha de lado e garantir uma vida mais saudável? Deixe seus exames preventivos em dia e fique de bem com a vida

Compartilhe:

Tags:#homem
1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …