Conheça alguns exames preventivos que todos os homens deveriam fazer

Por: Redação | Comunicar erro

Você sabia que os exames preventivos  prolongam a qualidade de vida do homem? Pensando nisso o site ‘Vivo Mais Saudável’, parceiro do Catraca Livre,  trouxe algumas informações sobre essa rotina médica e a sua importância. Confira quais são os testes indispensáveis para cada fase da vida. Leia a matéria completa.

Nascimento

Os cuidados preventivos já começam na sala de parto. O pediatra deve fazer o exame físico geral do recém-nascido, na procura de possíveis malformações congênitas ou anomalias.

Caso seja verificada alguma doença congênita na genitália externa, como criptorquidia,hipospádia, epispádia, genitália ambígua e fimose, a criança deverá ser encaminhada ao urologista para que seja realizado o tratamento específico.

Puberdade

Na puberdade, quando há o início da elevação do hormônio masculino testosterona, inicia-se o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como nascimento dos pelos pubianos e axilares, mudança da voz e acne.

Fase adulta

Já na fase pré-nupcial do homem, são realizados exames gerais e específicos, como oespermograma. A possibilidade de doenças sexualmente transmissíveis também deve ser investigada. É ainda na fase adulta que chega a hora do preventivo do câncer de próstata (CaP).

Esses exames são o PSA (antígeno específico da próstata), o toque retal e a ultrassonografia da próstata. Eles devem ser feitos anualmente.

Metade dos brasileiros não vai ao urologista

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. São cerca de 69 mil casos por ano registrados no país.

O tabu envolvendo o exame preventivo de toque retal, por exemplo, é um assunto bastante preocupante. O procedimento é fundamental para a detecção de qualquer anomalia em estágio inicial, aumentando significativamente as chances de cura.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com a farmacêutica Bayer, revelou que mais da metade dos brasileiros não estão em dia com seus exames preventivos e não consultam o urologista. Medo e falta de tempo foram os principais motivos apresentados pelo público masculino.

Além disso, o estudo revelou que os homens têm consciência sobre a importância da prevenção, mas, mesmo assim, não se consultam com o especialista.

O exame de toque retal não leva mais que 15 segundos e é praticamente indolor. Que tal deixar a vergonha de lado e garantir uma vida mais saudável? Deixe seus exames preventivos em dia e fique de bem com a vida

Compartilhe:

Tags: #homem
1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …