Conheça as formas de transmissão de mpox

A maneira mais comum de transmissão de mpox é o contato pessoa a pessoa, incluindo o contato íntimo e sexual

21/08/2024 15:31

A mpox voltou a ser motivo de preocupação no mundo após a identificação de surtos de uma nova cepa mais transmissível e letal na África. Em meio a esse cenário, é importante saber as formas transmissão do vírus. 

Embora possa afetar qualquer pessoa, a maioria dos casos de mpox do surto de 2022 foi transmitida sexualmente.

A cepa que causou o surto daquele ano foi a clado 2. O surto atual tem outra responsável: a clado 1, uma cepa que também pode ser transmitida sexualmente, causar doenças mais graves e levar à morte em até 10% dos infectados.

O vírus, desde 2022, tem se comportado de maneiras nunca vistas antes, com casos ocorrendo em países que normalmente não tinham registro e se espalhando mais facilmente. 

Antes disso, a mpox não era conhecida por infectar grandes grupos de uma vez. Agora, o vírus pode se espalhar por meio de contato próximo, assim como o coronavírus

A principal forma de transmissão de mpox é o contato direto pessoa a pessoa
A principal forma de transmissão de mpox é o contato direto pessoa a pessoa - vampy1/DepositPhotos

Como ocorre a transmissão de mpox?

Transmissão de pessoa para pessoa

Se alguém tiver mpox, você pode pegá-lo se:

  • Tocar na erupção cutânea ou crostas das feridas ou tiver contato íntimo, como beijo, abraço ou sexo. Esta é a maneira mais comum de espalhar mpox.
  • Tiver contato face a face, pois o vírus pode se espalhar por gotículas respiratórias, como na fala, tosse ou espirro.

Transmissão a partir de objeto

  • Tocar em um objeto que uma pessoa infectada tenha usado, como roupas, roupas de cama ou toalhas. Isso porque o vírus pode sobreviver por algum tempo nas superfícies. A transmissão ocorre quando se toca nesses itens, principalmente se tiver cortes ou escoriações, e tocar os olhos, nariz, boca ou outras membranas mucosas sem primeiro lavar as mãos.

Transmissão de animais para humanos

  • Comer carne mal cozida de animais infectados.
  • Receber mordida ou tocar em animais selvagens infectados por mpox. Esse tipo de transmissão de animais para pessoas, se dá a partir de roedores selvagens, ocorrência relatada na África Ocidental e Central.

Da mãe para o feto

  • Se a gestante tiver o vírus, ele pode infectar o feto durante a gestação, parto ou após o nascimento do bebê por meio do contato pele a pele.

Quais são os sintomas de infecção por mpox?

Os sintomas comuns da mpox incluem erupção cutânea que dura de duas a quatro semanas, que pode começar ou ser seguida por febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, falta de energia e gânglios linfáticos inchados.

A erupção cutânea parece bolhas e pode afetar o rosto, palmas das mãos, solas dos pés, virilha, regiões genitais e/ou anais, boca, garganta ou os olhos. 

Exemplos de erupções cutâneas de mpox
Exemplos de erupções cutâneas de mpox - Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido

Quando uma pessoa pode transmitir mpox?

Pessoas com mpox podem transmitir o vírus desde início dos sintomas até pelo menos que todas as bolhas tenham formado crostas, as crostas tenham caído e uma nova camada de pele tenha se formado por baixo.

Normalmente, isso leva de duas a quatro semanas. No entanto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, algumas pessoas podem transmitir o mpox para outras de 1 a 4 dias antes de apresentarem sintomas.