Consumir psyllium ajuda a emagrecer? Quais os benefícios da fibra?
Essa fibra natural tem sido cada vez mais foco de estudos por seus inúmeros benefícios
Se você frequenta mercado de alimentos naturais é possível que já tenha se deparado com o Psyllium na prateleira. Essa sementinha pequena é riquíssima em fibras e tem inúmeros benefícios. Desde ajudar a emagrecer, regular o funcionamento intestinal até controlar o índice glicêmico e o colesterol.
Psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta do gênero Plantago. É usada principalmente como um laxante suave.
O efeito da planta medicinal neste problema de saúde é baseado na mucilagem que está contida em grandes quantidades na casca do psyllium. Essas mucilagens apresentam uma propriedade denominada reológica, que significa que elas são capazes de absorver água do meio onde se encontram.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Com isso, elas aumentam o volume das fezes ao absorver água, o que exerce mais pressão sobre a parede interna do intestino. Isso estimula o movimento intestinal – transportando as fezes mais rapidamente para a saída. Além disso, a mucilagem torna as fezes mais escorregadias.
O efeito curativo da planta na diarreia também se deve à mucilagem, que retém o excesso de líquido no intestino que está presente na diarreia, fazendo com que as fezes engrossem.
No caso das doenças inflamatórias intestinais causadas por bactérias, o psyllium também ajuda reduzindo a inflamação e protegendo a mucosa intestinal de mais danos.
Quando é possível notar os efeitos?
Os efeitos geralmente se manifestam após 12 a 24 horas, mas às vezes somente após sete a dez dias – se tomado regularmente.
Outros efeitos possíveis
Câncer de colo
Devido ao afinamento das fezes e ao menor tempo que as fezes permanecem no intestino, as substâncias cancerígenas (cancerígenas) têm menos tempo de contato com a mucosa intestinal. Portanto, presume-se que o psyllium também pode proteger contra o câncer de cólon se tomado por um longo período de tempo.
Diabetes
Estudos sugerem que uma dieta rica em fibras pode ajudar a diminuir os níveis de insulina e açúcar no sangue e melhorar os níveis de colesterol em pessoas com diabetes. Também pode reduzir a chance de desenvolver diabetes naqueles que estão em risco.
Doença cardíaca
Estudos mostram que uma dieta rica em fibras solúveis em água está associada a níveis mais baixos de triglicerídeos e a um menor risco de doença cardiovascular. Dessa forma, o psyllium adicionado à dieta poderia ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas.
Emagrecimento
Como o psyllium promove a sensação de saciedade, ele também pode ajudar na perda de peso. É claro que uma dieta saudável e equilibrada e exercícios regulares são necessários para esse objetivo.