Contraceptivo masculino avança em pesquisa; o que sabemos sobre
Novo método foi bem-sucedido em testes com ratos e não provocou efeitos colaterais significativos
Em um estudo publicado na revista Science na última quinta-feira (23), investigadores do Baylor College of Medicine mostraram que um novo método não hormonal pode ser a esperança futura de contraceptivo masculino reversível.
Em testes em animais, a abordagem funcionou bem impedindo ninhadas.
Os pesquisadores se concentraram em uma nova abordagem – identificar uma pequena molécula que inibiria a serina/treonina quinase 33 (STK33), uma proteína que é especificamente necessária para a fertilidade em homens e camundongos.
O composto pode atingir a proteína, impedindo assim a mobilidade dos espermatozoides, disseram os pesquisadores.
Os efeitos do composto são temporários, permitindo que a função normal do esperma retorne após o composto ter saído do sistema.
Quando o contraceptivo masculino estará disponível?
Pode levar algum tempo até que o anticoncepcional masculino esteja prontamente disponível, já que o composto ainda não começou os testes em humanos.
Os próximos passos, segundo a equipe, seriam testar o composto CDD-2807 em primatas não humanos para ver se observam os mesmos efeitos contraceptivos.
A pílula anticoncepcional feminina foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 9 de maio de 1960. A pílula revolucionou a saúde reprodutiva ao fornecer às mulheres um método anticoncepcional eficaz.
Apesar das primeiras formulações causarem efeitos colaterais como náuseas e ganho de peso devido aos altos níveis hormonais, as versões posteriores da pílula reduziram esses problemas, diminuindo a dosagem hormonal.
Embora a pílula contraceptiva feminina seja hoje geralmente mais segura e amplamente disponível , algumas mulheres ainda apresentam efeitos colaterais prejudiciais.
Quais os métodos contraceptivos disponíveis para homens hoje em dia?
Atualmente, os principais métodos contraceptivos disponíveis para os homens são preservativos ou vasectomias
Os preservativos além de funcionarem como barreiras físicas contra os espermatozoides, também oferecem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Já a vasectomia é um procedimento cirúrgico que envolve o corte e a selagem dos ductos, que transportam espermatozoides dos testículos para a uretra.
É uma forma eficaz e permanente de contracepção, com altas taxas de sucesso e raros casos de falha. Embora reversível em alguns casos, a reversão nem sempre é bem-sucedida.