Cientistas criam córneas artificiais usando impressora 3D
Cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, fizeram uma revelação que é uma esperança para a história dos transplantes: a criação de córneas artificias. A réplica foi possível graças ao uso de uma simples impressora 3D.
No projeto de criação, eles fizeram a combinação de células-tronco de córneas saudáveis com colágeno e alginato, uma forma de açúcar utilizada na reconstrução de tecidos. Essa mistura resulta em uma solução imprimível que permite criar uma córnea em apenas 10 minutos.
A membrana artificial que funciona exatamente como uma córnea orgânica e é esperança para ajudar milhões de pessoas no mundo. Segundo estimativas, hoje no mundo, existem cerca de 10 milhões de pessoas correndo risco de perder a visão por conta de lesões na córnea causadas, principalmente, por doenças infecciosas como o tracoma.
- 30 anos depois da queda, Muro de Berlim ainda é atração turística
- Células de córnea são criadas em laboratório dos EUA
Cada réplica é única, desenvolvida com base nas medidas dos olhos do paciente. Apesar do grande avanço, o projeto das córneas artificiais ainda está em desenvolvimento, e pode levar alguns anos até que essa solução seja de fato incorporada nos hospitais.
Leia também: