Osteopatia: conheça o tratamento alternativo para dores na coluna

Por: Redação Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoTratamento alivia dores de coluna

Estalar os dedos, pescoço e coluna é algo natural, mas perigoso para se fazer sem orientação de um profissional. A prática, no entanto, apesar de causar aflição em muita gente, é terapêutica e utilizada na osteopatia, um tratamento da medicina alternativa. A prática pouco conhecida trabalha com técnicas manuais para reorganizar articulações, músculos e ossos.

Uma das adeptas do tratamento é a filha da cantora Kelly Key, Suzanna Freitas. Recentemente, ela postou em suas redes sociais um vídeo que mostra como é a sessão. Apesar de aflitivo, ela garante que o tratamento não dói.

De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio, especialista do Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, o foco maior da osteopatia é na origem da dor e não onde ela está localizada.  “Até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril”, explica o especialista.

A técnica é indicada para problemas variados que causam dores, tais como hérnias de disco, dores no nervo ciático, dores de cabeça tensionais, dores no pescoço, lombalgias (dores nas costas), dores no ombro, joelho, tornozelo, dentre outros.

A vantagem é que a técnica costuma apresentar bons resultados, sem a necessidade do uso de medicamentos. Segundo o fisioterapeuta, para potencializar o tratamento, é indicado abandonar velhos e nocivos hábitos, assim como o sedentarismo. “Afinal, o foco é sempre a unidade do corpo e a manutenção da saúde”, afirma.

Saiba mais sobre a osteopatia no site Minha Vida.

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
2
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
3
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
4
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
5
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
6
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …
7
02:11
Saiba como identificar os sintomas da diverticulite
A diverticulite tem se tornado uma doença comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
8
03:59
Quais sintomas o álcool pode trazer?
O álcool é usado mundialmente, desde a antiguidade. Mas como saber se o seu uso, está nos afetando? Hoje, o Dr. …