CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Coronavírus: Conheça o enfermeiro virtual que concede leituras médicas de graça

A tecnologia ajuda quem quer tirar dúvidas ou encontrar possíveis locais para fazer exames presenciais

Por: Redação

Diante do combate ao novo coronavírus, duas empresas privadas divulgaram uma inovadora plataforma digital que ajuda na hora das pessoas saberem se estão ou não infectadas pelo vírus. A tecnologia é gratuita e foi projetada pela agência Pixit em parceria com a  Axonn Health Tech, uma startup de medicina – ambas empresas brasileiras.

O serviço é chamado de CoronaBr e consiste em um Enfermeiro Virtual que faz análises e tira dúvidas dos usuários, como as maneiras que o covid-19 é transmitido, sintomas comuns, o que fazer em caso de contaminação e maneiras de denunciar noticias falsas.

Crédito: Reprodução CoronaBrO Enfermeiro Virtual é gratuito e ajuda nas dúvidas sobre o coronavírus

Apelidado de Pedro, a inteligência pede para o usuário relatar se consome medicamentos, quais os sintomas apresentados e se faz parte dos grupos de risco. Os questionamentos são formulados com base em perguntas feitas por médicos em consultas reais, sendo assim, é um parâmetro de confiança para quem está com a pulga atrás da orelha.

Após analisar os relatos, Pedro diz se o caso é suspeito ou não, além de informar se a pessoa precisa procurar ajuda especializada ou pode fazer tratamento em casa, citando repouso e isolamento como opções.

No encerramento do teste, o CoronaBr mostra um conjunto de dados divididos em tópicos e sinalizados como “orientações”, “dicas” e “encontrar uma unidade de saúde”.

O passo a passo de Pedro

  • Recomendações especificas e detalhadas. Em casos de “probabilidade baixa de contaminação”, é indicado que a pessoa capriche na hora de lavar as mãos, evite compartilhar copos, talheres e itens do tipo, além de dar outras orientações básicas.
  • A segunda etapa informa sobre possíveis sintomas do coronavírus, como febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros.
  • Por fim, de acordo com as respostas anteriores, Pedro detecta e indica a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa com base no Google Maps.

É importante ressaltar que NÃO, o sistema virtual não indica o uso de remédios, apenas auxilia no diagnóstico. Em hipótese alguma tome remédios sem orientação médica, ok? Sua saúde está em primeiro lugar.

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …