Coronavírus infecta pênis, testículos e próstata, descobre estudo
Estudos anteriores já tinham observado que homens que se recuperavam da covid podiam sofrer com disfunção erétil
Um grupo de pesquisadores americanos descobriu que o novo coronavírus pode infectar o pênis, os testículos e a próstata. O estudo foi feito com macacos rhesus e acredita-se que o mesmo aconteça com seres humanos.
De acordo com a equipe da Northwestern University, o estudo indica que sintomas como disfunção erétil relatados por alguns pacientes de covid podem ser causados diretamente pelo vírus, não por inflamação ou febre que geralmente acompanham a doença.
Embora o estudo tenha sido baseado em descobertas em apenas três macacos, os achados foram consistentes, segundo Thomas Hope, principal autor do estudo e professor de biologia celular e do desenvolvimento da Feinberg School of Medicine da Northwestern, em Chicago.
“Vimos um completo espalhamento pelo trato genital masculino. Ficamos surpresos com esse resultado”, disse ele ao New York Times.
A equipe não sabe se os macacos apresentaram sintomas correspondente à infecção viral do trato genital masculino, como baixos níveis de testosterona, baixa contagem de espermatozoides, dor ou disfunção sexual.
Impacto da covid na saúde do homem
No ano passado, pesquisadores da Universidade de Miami foram os primeiros a demonstrar que o coronavírus pode estar presente no tecido do pênis muito depois que os homens se recuperarem da infecção e levar à disfunção erétil.
A infecção por covid-19 pode causar disfunção generalizada dos vasos sanguíneos, ou disfunção endotelial, que pode contribuir para a disfunção erétil, escreveu a equipe no World Journal of Men’s Health.
Desde então, vários estudos relataram que cerca de 10 a 20% dos homens infectados com o coronavírus apresentam sintomas ligados à disfunção do trato genital masculino.