Coronavírus: Ministério da Saúde volta atrás e confirma 4º caso
Orientação da OMS é a de que toda pessoa com teste positivo para coronavírus seja considerada como um caso de Covid-19
O governo brasileiro voltou atrás e confirmou o quarto caso de infecção pelo novo coronavírus no país. Trata-se da adolescente de 13 anos que testou positivo para a doença, porém não preenchia os critérios técnicos para enquadramento da doença, pois estava sem os sintomas, que incluem febre, tosse e dificuldade respiratória. No início da manhã desta quinta, 5, o Ministério da Saúde informou que monitorava a “situação atípica”.
Em uma segunda nota divulgada no final da manhã, o ministério informou que quatro elementos levaram à definição do caso como confirmado: o resultado do exame, o local provável de infecção (a jovem esteve na Itália), a possibilidade do uso de medicamento ter mascarado os sintomas (a jovem foi hospitalizada na Itália para tratar uma lesão de ligamentos) e a possibilidade de os sintomas surgirem nos próximos dias. As informações são da Agência Brasil.
No país, 530 casos suspeitos são monitorados e outros 315 foram descartados.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- O que a urina com espuma pode indicar sobre a sua saúde
- 4 dicas para aliviar a dor de cabeça sem remédios
De acordo com o G1, a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é a de que toda pessoa com teste positivo para coronavírus seja considerada como um caso de Covid-19.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Saiba mais sobre o vírus e como se proteger no link abaixo: