Corpo em movimento: a importância de se movimentar em qualquer estação do ano

Atividades do dia a dia e a suplementação de colágeno e ácido hialurônico podem fazer toda a diferença para a saúde articular

Fazer atividade física nos dias quentes é bem mais gostoso! Mas, nos dias frios, todo mundo tem aquela preguicinha de se movimentar, e até parece que as articulações doem mais nas baixas temperaturas. Essa sensação bastante comum é explicada por conta do aumento da contração muscular, como uma forma que o organismo encontra para se manter aquecido.

De acordo com Willams Santos Ramos, gerente médico da Apsen Farmacêutica, esse desconforto articular fica ainda maior porque as pessoas acabam se movimentando menos. E, para quem tem mais idade, a dor pode ser ainda mais intensa.

Isso acontece porque, segundo o especialista, na fase adulta, existe uma perda natural significativa de colágeno e ácido hialurônico no organismo – duas substâncias importantíssimas quando o assunto é saúde articular. “Acredita-se que o conteúdo de colágeno diminua aproximadamente 1% ao ano ao longo da vida adulta, e, além disso, as fibras de colágeno restantes apresentam-se mais desorganizadas, compactas e granulosas”, explica.

Atividades físicas simples , como alongamento, yoga e subir escadas fazem toda a diferença para a sua saúde articular
Créditos: iStock/hobo_018
Atividades físicas simples , como alongamento, yoga e subir escadas fazem toda a diferença para a sua saúde articular

“O colágeno absorve impactos e oferece elasticidade a diversos tecidos corporais, sendo crucial na manutenção da integridade estrutural e das funções desses tecidos. Já o ácido hialurônico é fundamental para as articulações, pois auxilia na sua proteção e é responsável por garantir sua lubrificação”, acrescenta.

Além da dor e das limitações do movimento, a perda de colágeno e ácido hialurônico implica na menor resistência mecânica da cartilagem. E, em alguns casos, é necessário até fazer a reposição e complementação dessas substâncias. Mas, antes de ingerir qualquer produto, consulte um profissional da saúde!

Por isso, é tão importante manter o corpo ativo em todas as estações do ano! A atividade física ajuda a fortalecer os ossos, as articulações e a musculatura ao redor dessas estruturas, desacelerando o desgaste natural desses tecidos.

Mas se engana quem pensa que movimentar o corpo significa apenas ir para a academia ou praticar algum esporte mais intenso. Atividades rotineiras, como trocar o elevador pela escada, já contribuem – e muito! – para a saúde.

Por isso, separamos boas e simples maneiras de se movimentar no cotidiano, tanto nos dias mais quentes como na friaca:

Alongue-se ao longo do dia

O alongamento é muito importante na hora de preparar os músculos e articulações para sair do estado de repouso para o estado de atividade física, e vice-versa. Mas essa não é a sua única função.

Essa prática também alivia o estresse corporal e te permite fazer movimentos mais amplos, sem sobrecarregar os músculos. Além disso, contribui para melhorar a postura.

Por isso, a nossa dica é fazer vários alongamentos ao longo do dia, por exemplo, entre uma reunião e outra, na hora de acordar ou mesmo enquanto assiste à televisão.

Use menos o elevador

Que tal trocar o elevador e as escadas-rolantes por escadas comuns? É uma maneira bem fácil de encaixar algum exercício na sua rotina.

Claro que, se você mora ou trabalha no 20º andar, por exemplo, talvez seja difícil fazer essa mudança. Mas, de repente, vale a pena parar alguns andares abaixo e subir o resto andando.

Uma caminhada para dar aquele ânimo

Se você preferir começar os exercícios com mais calma, caminhar é uma boa alternativa, em qualquer momento do dia. E pode ser até acompanhado pelo pet, respeitando o ritmo e a resistência dele, claro.

Parar o carro um pouco mais longe do seu local de destino, dar aquele rolê gostoso no parque ou mesmo fazer umas comprinhas no shopping podem ser belos pretextos para se movimentar.

Bora bailar?

Sozinho(a) ou acompanhado(a), a dança é outra maneira bem prazerosa de manter o corpo ativo e aliviar o estresse.

É só escolher o estilo e a música que você mais gosta e cair na pista. Ou, quem é mais tímido(a) pode dar uns passinhos em casa mesmo.

Corpo zen com a yoga

Quem busca um maior equilíbrio entre corpo e mente, pode curtir a prática de yoga. É um exercício que aprimora a flexibilidade e a força, além de contribuir para a redução do estresse e da ansiedade e favorecer o sistema circulatório.

Existem muitas modalidades de yoga, com características bem específicas. É possível encontrar tanto estilos mais focados na respiração e na permanência das posições quanto outros mais fluidos e com posturas mais desafiadoras. Basta descobrir a sua prática preferida e se jogar!

Suplementação

De volta àquele papo sobre o desgaste natural das articulações, vale mencionar que mesmo quem mantém o corpo ativo pode precisar fazer a suplementação de colágeno e ácido hialurônico.

A boa notícia é que já existem suplementos no mercado como o Motilex HA, produto lançado em 2020. “O ideal é que sempre haja o acompanhamento de um profissional de saúde para que a suplementação seja realizada de forma adequada e promova benefícios reais ao organismo”, defende o gerente médico da Apsen Farmacêutica.

Motilex HA é composto por colágeno do tipo II não hidrolisado e ácido hialurônico, que auxiliam a lubrificar as articulações  para que você não tenha tanto impacto ao se movimentar. Quer saber mais sobre mobilidade e a importância da suplementação? Conheça a página de Motilex HA.

Ah, fique ligado! Se tiver qualquer sinal de dor ou desconforto nas articulações, procure seu médico. Somente esse especialista é capaz de indicar qualquer suplemento, medicamento ou a melhor solução para seu caso.