Cremes e loções podem ter substâncias prejudiciais à saúde

Por: Redação | Comunicar erro

Na maior parte das fórmulas de cosméticos, há ingredientes como ureia, petróleo, parabenos e corantes. Estas substâncias combatem o ressecamento, o envelhecimento precoce e outros problemas da pele, mas também podem ser perigosas à saúde. Em contato com a pele, elas podem causar irritações e alergias cutâneas e ainda aumentar riscos de doenças graves, como câncer.

Os consumidores desconhecem as nomenclaturas nos rótulos e, por isso, não conseguem identificar ingredientes que podem ser prejudiciais. O site ‘Minha Vida‘, parceiro do Catraca Livre, publicou um artigo para alertar sobre cremes e loções que podem substâncias ruins para a saúde. Confira:

nevodka/iStock
Crédito: Dave NevodkaAlgumas substâncias podem causar problemas à saúde

Principais ativos e seus possíveis riscos

Ureia: Um dos hidrantes mais comuns em cosméticos, não deve ser usado por gestantes porque penetra nas camadas mais profundas da pele e pode atravessar a placenta, podendo causar danos ao feto. Recentemente, a Anvisa proibiu os produtos com mais de 10% de uréia.

Parabenos: Encontrados em cremes, xampus, condicionadores, hidratantes e na maioria dos cosméticos, os conservantes parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Podem ser identificados em formulação do cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabenos, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Formol: Alguns tipos de conservantes produzem e liberam formol na pele. Além da conhecida toxicidade do formol, estudo realizado no Deptº de Dermatologia da Universidade de Debrecen, na Hungria, publicado no Experimental Dermatology, (maio de 2004), revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer, induzido pela radiação solar ultravioleta do sol. O consumidor pode ser proteger observando cuidadosamente os rótulos das embalagens, procurando pelas seguintes nomenclaturas: quaternium-15, diazolidinil hora, imidazolinil ureia e DMDEM hidantoina.

Propilenoglicol: Pode desencadear alergias e irritações. Para saber se o cosmético contém essa substância na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.

Lanolina, ácido sorbico e bronopol: As três substâncias foram classificadas pela comissão Européia de Empresas e Industria Farmacêuticas como alergênicas para a pele humana.

Corantes e essências artificiais: Podem causar alergias as pessoas mais sensíveis. Já existe cosmético sem corantes e sem essências, ou perfumados com extratos de óleos essenciais. Busque no rotulo a palavra hipoalérgico, que tem risco menor de causar irritações.

Benzofenomas e derivados de canfora: Encontradas nos filtros solares, têm a capacidade de imitar o hormônio feminino estrogênio. O uso contínuo pode causar desequilíbrios hormonais e aumentar o risco de doenças, como o câncer. Evite produtos com benzophenone e 3 (4-Methyl-benzylidene).

Veja a matéria na íntegra.

 

Compartilhe:

Tags: #cosméticos
1 / 8
1
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
2
04:28
Os principais sinais de que ansiedade está afetando sua saúde
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
3
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
4
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
5
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
6
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
7
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
8
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …