Cremes e loções podem ter substâncias prejudiciais à saúde

Por: Redação | Comunicar erro

Na maior parte das fórmulas de cosméticos, há ingredientes como ureia, petróleo, parabenos e corantes. Estas substâncias combatem o ressecamento, o envelhecimento precoce e outros problemas da pele, mas também podem ser perigosas à saúde. Em contato com a pele, elas podem causar irritações e alergias cutâneas e ainda aumentar riscos de doenças graves, como câncer.

Os consumidores desconhecem as nomenclaturas nos rótulos e, por isso, não conseguem identificar ingredientes que podem ser prejudiciais. O site ‘Minha Vida‘, parceiro do Catraca Livre, publicou um artigo para alertar sobre cremes e loções que podem substâncias ruins para a saúde. Confira:

nevodka/iStock
Crédito: Dave NevodkaAlgumas substâncias podem causar problemas à saúde

Principais ativos e seus possíveis riscos

Ureia: Um dos hidrantes mais comuns em cosméticos, não deve ser usado por gestantes porque penetra nas camadas mais profundas da pele e pode atravessar a placenta, podendo causar danos ao feto. Recentemente, a Anvisa proibiu os produtos com mais de 10% de uréia.

Parabenos: Encontrados em cremes, xampus, condicionadores, hidratantes e na maioria dos cosméticos, os conservantes parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, comportam-se como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Podem ser identificados em formulação do cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabenos, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Formol: Alguns tipos de conservantes produzem e liberam formol na pele. Além da conhecida toxicidade do formol, estudo realizado no Deptº de Dermatologia da Universidade de Debrecen, na Hungria, publicado no Experimental Dermatology, (maio de 2004), revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer, induzido pela radiação solar ultravioleta do sol. O consumidor pode ser proteger observando cuidadosamente os rótulos das embalagens, procurando pelas seguintes nomenclaturas: quaternium-15, diazolidinil hora, imidazolinil ureia e DMDEM hidantoina.

Propilenoglicol: Pode desencadear alergias e irritações. Para saber se o cosmético contém essa substância na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo da embalagem.

Lanolina, ácido sorbico e bronopol: As três substâncias foram classificadas pela comissão Européia de Empresas e Industria Farmacêuticas como alergênicas para a pele humana.

Corantes e essências artificiais: Podem causar alergias as pessoas mais sensíveis. Já existe cosmético sem corantes e sem essências, ou perfumados com extratos de óleos essenciais. Busque no rotulo a palavra hipoalérgico, que tem risco menor de causar irritações.

Benzofenomas e derivados de canfora: Encontradas nos filtros solares, têm a capacidade de imitar o hormônio feminino estrogênio. O uso contínuo pode causar desequilíbrios hormonais e aumentar o risco de doenças, como o câncer. Evite produtos com benzophenone e 3 (4-Methyl-benzylidene).

Veja a matéria na íntegra.

Compartilhe:

Tags: #cosméticos
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …