Aprenda a fazer cueiro para acalmar e acalentar o recém-nascido

bebe_cueiro_6
O cueiro, feito de pano, deixa o bebê enrolado em uma espécie de charutinho e pode ser usado para acalmar, amamentar e dar banho.

É comum que papais e mamães, principalmente os de “primeira viagem”, se sintam preocupados com o choro do recém-nascido, principalmente quando o bebê já estiver alimentado e com a fralda seca. Se não é choro de fome ou de fralda suja, pode ser alguma dor. Porém, pode ser também que o recém-nascido precise somente de uma contenção, de se sentir aconchegado e quentinho, como era durante sua gestação no útero materno.

Uma tentativa muito válida para cessar o choro do bebê é enrolá-lo em um cueiro, uma técnica usada há muito tempo pelas mães e avós e que ajuda a criança a se acalmar.

O cueiro é feito de pano e deixa o bebê enrolado em uma espécie de charutinho. Entretanto, o recém-nascido não pode ficar apertado dentro do cueiro, pois é recomendado que ele consiga ter uma leve movimentação das pernas e dos braços. A técnica é indicada para conter a criança enrolada, mas de forma que não cause incômodo, e sim tranquilidade.

bebe_cueiro_2
O cueiro ajuda o recém-nascido a se acalmar e se sentir como no útero da mãe.

Segundo a jornalista Giovanna Balogh, do blog Mães de Peito, o cueiro pode ser usado na hora de dormir, amamentar e também para dar banho nos primeiros dias de vida. Segundo ela, o bebê fica mais seguro quando enrolado em um cueiro para ser colocado na água, devido à limitação de espaço. No caso do banho, é indicado o uso de um pano bem leve, como uma fralda, para fazer o cueiro.

A técnica de enrolar o recém-nascido como um charutinho pode ser feita nos primeiros dias do bebê até ele não aceitar mais, após alguns meses. Giovanna lembra que não se deve deixar a criança enrolada em um cueiro por todo o dia, mas somente em momentos de irritação.

O cueiro pode ser feito de tecido de flanela, algodão, toalha fralda (em dias mais quentes), ou até mesmo com uma manta leve do bebê (em dias mais frios). E vale lembrar que nem todos os bebês gostam de ficar enrolados em um pano, então, cabe aos pais prestarem atenção em seus filhos para decidirem se a técnica é bem-vinda.

No vídeo abaixo, do Mães de Peito, a doula Priscila Castanho ensina a fazer um cueiro e explica todos os benefícios desta técnica para o bebê. Assista!

Veja mais:

Com informações de Mães de Peito.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
Sinais que indicam câncer no estômago
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo quais …
2
02:18
Conheça o programa “É Melhor Prevenir”
Conheça a série  “Melhor Prevenir” da Catraca Livre para melhorar a qualidade de vida. Os videos ensinam a identificar sinais de …
3
02:37
Os principais sinais da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, ensina sobre os principais sinais …
4
03:28
A receita do prazer sexual na gravidez
Claudio Basbaum, ginecologista e obstetra da maternidade São Luiz,  compartilha a receita do prazer sexual na gravidez.
5
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …
6
04:59
Como o sono ruim dificulta a perda de peso
Professor associado da Faculdade de Medicina da USP e cirurgião especializado em aparelho digestivo, Raul Cutait mostra nesse vídeo a …
7
01:52
Terapia da natureza: mais saúde para o corpo e para a mente
Já pensou em ir ao médico e ele lhe receitar levar o cachorro para passear, plantar flores, procurar conchas na …
8
03:37
Saiba como ter uma boa alimentação na gravidez
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, fala sobre a melhor alimentação durante a gravidez. Este vídeo faz parte da …