Deficiência de vitamina B12 pode causar esse sintoma à noite
O fenômeno foi descrito por vários pacientes com casos diagnosticados clinicamente de deficiência da vitamina
O corpo depende da vitamina B12 para manter as células nervosas saudáveis e produzir DNA – o material genético do corpo. Embora uma deficiência de B12 geralmente não seja uma condição grave, ela pode se tornar uma se não for tratada por muito tempo. Os sintomas são variados, mas muitos pacientes relatam um específico que aparece à noite.
É importante dizer que essa deficiência geralmente ocorre entre os veganos que não suplementam a vitamina ou em decorrência de um distúrbio de absorção.
- O melhor momento do dia para tomar vitamina D, segundo especialistas
- Estes alimentos e tratamentos funcionam bastante contra a queda de cabelo
- Alimentos ricos em vitamina D para combater a deficiência naturalmente
- Conheça 25 alimentos ricos em vitamina K; saiba quais são seus benefícios para a saúde
No geral, os sintomas incluem cansaço extremo, formigamento, fraqueza muscular, depressão e problemas cognitivos.
Mas um estudo publicado no European Journal of General Medicine relatou quatro casos de pacientes com deficiência de vitamina B12 que apresentavam suores noturnos.
Casos de pacientes com suores noturnos
O primeiro caso foi o de um homem de 57 anos encaminhado para avaliação de três a quatro anos de história de suores noturnos. Os episódios eram tão intensos que encharcava os lençóis, quase todas as noites.
“A transpiração envolvia apenas a parte superior de seu corpo, do topo da cabeça até o meio do peito, na altura dos mamilos, e parece piorar após o consumo de álcool”, observaram os autores.
Depois de receber tratamento com suplementos de vitamina B12, o paciente relatou uma resposta dramática à transpiração.
Em um caso semelhante, uma mulher de 74 anos relatou 10 anos de sudorese episódica que também exigia trocas frequentes de roupas de cama.
Os médicos diagnosticaram deficiência de vitamina B12 com base em níveis elevados de homocisteína e ela também observou melhorias com injeções mensais de vitamina B12.
O terceiro caso foi o de um homem de 43 anos. Ele apresentava uma história de quatro meses de suores noturnos principalmente na cabeça e no rosto.
Efeito colateral
O suor excessivo, também conhecido como hiperidrose, é um efeito colateral menos amplamente discutido da deficiência de B12.
Essa condição acompanha a neuropatia de pequenas fibras do sistema nervoso periférico, que detectam dor, calor, choques elétricos e formigamento na pele.
Como evitar a deficiência de vitamina B12?
Tradicionalmente é possível obter vitamina B12 dos alimentos, como carne vermelha, peixe, aves, ovos e leite. Também há alimentos enriquecidos com a B12.
Alimentos fortificados incluem certos cereais matinais, levedura nutricional, leite vegetal e certos pães. Nesses casos, é importante verificar as informações nutricionais do rótulo dos alimentos.
Aqueles que optam por excluir produtos de origem animal de sua dieta devem tomar suplementos com B12 sob a orientação de um profissional de saúde capacitado.