Deficiência grave de vitamina B12 pode ser notada na ida ao banheiro
A deficiência de B12 afeta o controle de várias funções no nosso corpo
A vitamina B12 tem várias funções no corpo, mas seu envolvimento no sistema nervoso está entre os mais importantes. Sem B12 suficiente, a medula espinhal torna-se vulnerável a lesões, que podem causar danos colaterais a vários outros órgãos. Um sinal de lesão na medula espinhal devido aos baixos níveis de vitamina B12 pode aparecer ao ir ao banheiro.
A incontinência urinária é uma manifestação frequente associada à lesão da medula espinhal.
Isso acontece porque a bexiga está sob controle neural e, portanto, a desmielinização dos nervos na medula espinhal afeta diretamente o controle dela reter a urina.
- Arraial d’Ajuda: Roteiro de 5 dias para ninguém colocar defeito
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
De acordo com Associação Nacional para a Continência, do Reino Unido, qualquer lesão na medula espinhal provavelmente impedirá a comunicação entre os nervos da coluna que controlam a função da bexiga e do intestino.
Como resultado, pode ocorrer disfunção da bexiga ou do intestino, denominada bexiga neurogênica ou intestino neurogênico.
vitamina B12 e a incontinência
Pesquisas publicadas no Journal of Gerontology começaram a investigar a relação entre os níveis de B12 e a incontinência em pacientes idosos.
Os resultados mostraram que alguma forma de incontinência foi encontrada em 41%dos indivíduos, incluindo incontinência urinária ou fecal.
Os cientistas concluíram que os achados “sugerem que níveis séricos de B12 de 300 pg/ml ou menos não estão associados à incontinência urinária isolada ou incontinência focal isolada, mas podem desempenhar um papel na incontinência dupla”.
A carência de vitamina B12 pode causar ainda vários outros problemas, como digestivos, neurológicos e fadiga.
Principalmente os veganos e pessoas com idade mais avançada devem fazer um acompanhamento com um nutricionista e conversar sobre a reposição da vitamina, se faz necessária.