Descoberta ligação entre novos casos de diabetes e covid

Evidências sugerem um risco maior de diabetes após a infecção pelo coronavírus

25/04/2023 10:40

Até um em cada 20 novos casos de diabetes pode estar relacionado à infecção por covid, segundo um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open.

Os pesquisadores reuniram fortes evidências de que a pandemia pode estar contribuindo para crises de diabetes em rápida escalada, com indivíduos que já tiveram a infecção apresentando maior risco.

Estudo descobre ligação entre novos casos de diabetes e covid
Estudo descobre ligação entre novos casos de diabetes e covid - La Lumiere/istock

No entanto, fatores de estilo de vida, como excesso de peso ou obesidade, continuam sendo o principal fator para o aumento, segundo a pesquisa.

Pesquisas anteriores já tinham sugerido que a infecção por Sars-CoV-2 poderia aumentar o risco de desenvolver diabetes. Possivelmente isso acontece por conta do vírus por danificar as células produtoras de insulina no pâncreas.

Porém, esses estudos foram relativamente pequenos ou limitados a grupos específicos de indivíduos, que podem não representar a população em geral.

As descobertas

O estudo mais recente examinou os registros de 629.935 pessoas que fizeram um teste de PCR para covid. As análises demonstraram que aqueles com teste positivo eram significativamente mais propensos a ter diabetes tipo 1 ou tipo 2 nas semanas e meses seguintes.

Os pesquisadores também observaram que, entre a população em geral, a associação entre a infecção por Sars-CoV-2 e o risco de diabetes foi significativa apenas para os homens. Acredita-se que a explicação para isso se deve possivelmente a respostas imunes específicas do sexo ao vírus.

Apesar das novas evidências, os especialistas dizem que são necessárias mais pesquisas para confirmar que o vírus é a causa direta do diabetes.

Outra possibilidade é que mais casos estejam sendo detectados como resultado da triagem quando pessoas com covid são internadas.

Diabetes

O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.

A melhor forma de prevenir é praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e evitar consumo de álcool, tabaco e outras drogas.