Descoberta pílula capaz de matar todos os tipos de câncer
A droga interrompe seletivamente a replicação e o reparo do DNA nas células cancerígenas, deixando as células saudáveis intactas
Cientistas desenvolveram uma pílula que pode eliminar todos os tipos de câncer. A nova molécula, chamada AOH1996, tem como alvo uma proteína encontrada na maioria dos cânceres que os ajuda a crescer e se multiplicar no corpo. A descoberta é significativa porque esta proteína – antígeno nuclear da célula proliferativa (PCNA) – era anteriormente considerada “incontrolável”.
Como a pílula funciona contra o câncer?
A droga foi testada em laboratório em 70 diferentes células cancerígenas, incluindo aquelas derivadas de câncer de mama, próstata, cérebro, ovário, colo do útero, pele e pulmão. E provou ser eficaz contra todos eles.
A pílula é o resultado de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento pelo City of Hope Hospital em Los Angeles, um dos maiores centros de câncer da América.
- Ciência aponta relação entre covid-19 e regressão do câncer; entenda
- Entenda o que é câncer no estágio 4 e o que pode ser feito
- Bebida alcoólica causa câncer? Veja a relação entre o consumo de álcool e o desenvolvimento de um tumor
- Descoberto o possível motivo da ligação entre carne vermelha e câncer
Detalhes do estudo
O estudo, publicado na revista Cell Chemical Biology, revelou que o novo medicamento foi testado em mais de 70 linhas celulares cancerígenas e em várias células humanas normais que não apresentavam câncer, mas que foram utilizadas como controle.
A molécula matou seletivamente as células cancerígenas, interrompendo o seu ciclo reprodutivo normal, evitando que as células com DNA danificado se dividissem e bloqueando a replicação do DNA defeituoso. Essa combinação de fatores fez com que as células cancerígenas morressem sem prejudicar as células saudáveis no processo.
Os resultados agora precisarão ser replicados em pessoas. A droga está atualmente sendo testada em humanos em um ensaio clínico de Fase 1.