Descoberto novo sinal que pode alertar para Alzheimer precocemente
De acordo com estudo, o sinal pode aparecer mais de duas décadas antes de surgirem os problemas de memória
Uma nova pesquisa revela um novo sinal de alerta de Alzheimer que pode surgir mais de duas décadas antes dos problemas de memória se manifestarem.
O estudo, publicado na revista Alzheimer’s and Dementia em 29 de fevereiro, sugere que dificuldades com navegação espacial podem ser um indicador da doença até 25 anos antes do surgimento dos sintomas.
Essa descoberta pode permitir um diagnóstico mais precoce da condição.
- Cruzeiros pelo Caribe: descubra destinos paradisíacos
- Como controlar o colesterol alto quando ele é genético
- 4 destinos para conhecer e se encantar na Costa das Baleias
- Como manter a forma com o passar dos anos? Veja estas 5 dicas
Detalhes do estudo
Pesquisadores da University College London (UCL) conduziram um experimento com 100 participantes, com idades entre 43 e 66 anos, que apresentavam um risco elevado de desenvolver Alzheimer.
Esses indivíduos foram selecionados devido ao histórico familiar da doença, presença do gene APOE-ε4 associado a um risco maior ou fatores de risco relacionados ao estilo de vida, como baixos níveis de atividade física.
Apesar de serem assintomáticos, ou seja, não apresentarem sinais de Alzheimer, os participantes estavam em média 25 anos abaixo da idade típica para o início da demência.
Durante o estudo, os voluntários navegaram em um ambiente virtual utilizando fones de ouvido de realidade virtual, enquanto suas habilidades espaciais eram testadas.
Descobertas
Os resultados mostraram que os participantes com maior risco de Alzheimer tiveram um desempenho inferior na navegação espacial. Eles, no entanto, não apresentavam comprometimento equivalente em outros testes cognitivos, como aqueles relacionados à memória.
Isso sugere que dificuldades na navegação espacial podem ser um dos primeiros sinais da doença, desenvolvendo-se muitos anos antes de outros sintomas mais evidentes.
A pesquisa também destacou que o comprometimento na navegação espacial foi mais evidente nos homens do que nas mulheres, sugerindo uma diferença de gênero nos primeiros sinais da condição.
Outros sinais e sintomas de Alzheimer
- Falta de memória para acontecimentos recentes;
- Repetição da mesma pergunta várias vezes;
- Dificuldade para acompanhar conversas ou pensamentos complexos;
- Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
- Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
- Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
- Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.