Descubra 3 frutas que ajudam a reduzir a retenção de líquidos

Retenção está geralmente associado a mulheres, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual

27/07/2024 21:01

Retenção de líquidos pode ser administrada com o consumo de frutas diuréticas; entenda os motivos – iStock/Getty Images
Retenção de líquidos pode ser administrada com o consumo de frutas diuréticas; entenda os motivos – iStock/Getty Images - Reprodução

Condição responsável pelo acúmulo excessivo de fluidos nos tecidos corporais, a retenção de líquidos pode se manifestar em diversas áreas como pernas, tornozelos, mãos e abdômen.  

Estudos sobre o tema mostram que diversos fatores podem contribuir para o seu surgimento, desde oscilações hormonais, ingestão excessiva de alimentos industrializados ricos em açúcares e sódio, baixa ingestão de água, ao consumo de bebidas alcoólicas e calor excessivo.

Além disso, é sabido que alguns medicamentos também podem causar retenção como efeito colateral.

Contudo, algumas frutas podem ser importantes aliadas para tratar essa condição. São as frutas diuréticas, que auxiliam na produção de urina e na eliminação de sódio, favorecendo a redução do inchaço.

Estas três frutas ajudam a reduzir a retenção de líquidos. Confira: 

1) Pera
A fruta tem baixo teor de sódio, mas alto teor de potássio, o que contribui para o equilíbrio hídrico do organismo. Além disso, a pera é rica em arbutina, presente em sua casca.

2) Abacaxi
Com grande concentração de água e potássio, o abacaxi ainda conta com enzimas digestivas, como a bromelina, que auxilia na eliminação de toxinas e ajuda no funcionamento do fígado.

3) Melão
Apresentando baixas calorias, o melão possui bioflavonóides, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória. Além disso, a fruta pode ser consumida em boas quantidades, fornecendo água ao organismo.

Os sintomas mais comuns da retenção de líquidos incluem:

inchaço, especialmente nas extremidades e abdômen;
mudança repentina de peso sem alterações na dieta ou estilo de vida;
pele esticada ou brilhante em algumas áreas do corpo.

Como lidar com a condição?

Para minimizar o problema ou tratar o incômodo, a principal recomendação dos especialistas é manter uma dieta equilibrada, com menor ingestão de sal e comidas industrializadas, além de assegurar uma boa hidratação.