Desejo por um tipo específico de alimento é um dos sinais de demência
Esse sinal pode aparecer mais cedo que os outros sintomas, entre 45 e 65 anos
Embora já estejamos cientes de que lapsos na memória podem sinalizar demência, mudanças nas preferências alimentares também podem ser um sinal de alerta. Poucos sabem, mas não é incomum que pessoas com demência tenham o desejo aumentado por alimentos açucarados.
Isso ocorre na chamada demência frontotemporal (DFT), que afeta os lobos frontal e temporal do cérebro, que desempenham um papel na personalidade, comportamento e capacidade de usar a linguagem.
O desejo por doce provavelmente se dá pela maneira como doença afeta o modo como nosso cérebro usa a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
- Sintoma de câncer de pele pode ser notado ao subir escada
- Federal de Rondônia abre 2,6 mil vagas em 64 cursos gratuitos
- 3 lugares para viajar sozinha e dicas preciosas para a melhor experiência
Esse sinal pode aparecer mais cedo que os outros sintomas, entre 45 e 65 anos, e pode portanto ser um sinal revelador do problema.
É claro que desejar um bolo ou uma torta de vez em quando não deve ser motivo de preocupação. Mas apresentar uma preferência repentina por alimentos doces, somada a outros sinais, pode ser motivo para procurar um médico.
Outros sinais de demência
Perder objetos com frequência
De acordo com a Alzheimer Society, perder as chaves ou óculos de vez em quando não é nada alarmante, mas se alguém regularmente não se lembra onde deixou seus objetos, pode ser um sinal precoce de demência.
Dificuldade em focar
Quando a demência começa a tomar conta do cérebro, as tarefas que exigem organização e planejamento podem se tornar muito mais difíceis que antes.
Problemas com a linguagem
Um sinal que pode indicar que uma pessoa está sofrendo de demência é ter dificuldade em formar frases ou encontrar as palavras certas durante as conversas. Embora todos possam esquecer uma ou outra palavra de vez em quando, lutar regularmente para lembrar as palavras ou substituí-las em frases por palavras aleatórias pode ser um sinal.
Perda de memória
Talvez o sinal mais conhecido da condição seja a perda de memória. Esse sinal é um dos primeiros alertas para o declínio cognitivo.
Desorientação de tempo e lugar
Outro sinal é dificuldade em saber qual o dia da semana. Pessoas com demência frequentemente se perdem no tempo. Também é comum se perderem na rua, tendo lapsos de memória, sem conseguir lembrar o caminho de volta para a casa.