Dia Mundial da Saúde terá evento grátis com mindfulness

Por: Redação | Comunicar erro

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril desde 1948, foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Neste sábado, o Parque do Povo, na zona sul de São Paulo, receberá a 11ª edição de “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”, das 9h às 15h, para celebrar a data. As técnicas de mindfulness inspiraram o evento deste ano.

Parque do Povo recebe a 11ª edição de “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”

No evento, organizado pelo Hospital Santa Paula, os visitantes poderão se beneficiar com exames gratuitos, como avaliação de risco cardiovascular, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste de colesterol, avaliação de massa corpórea (IMC) e bioimpedância.

Uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos ficará à disposição da população durante todo o evento.

A personal trainer Cau Saad vai levar para o parque o circuito “Alongue seu corpo”, das 11h às 12h. Profissionais de saúde também darão orientações sobre AVC (sinais, tratamento e reabilitação), prevenção ao câncer de pele e assistência básica ao paciente com parada cardiorrespiratória em ambientes públicos.

Técnicas de mindfulness

Crédito: Getty Images/iStockphotoMindfulness ajuda a desenvolver foco, clareza e criatividade no trabalho

Na “Tenda dos Sentidos”, uma intervenção artística com estátuas vivas, o visitante conhecerá as práticas de mindfulness e mindful eating.

O workshop gratuito, que acontecerá das 12h30 às 13h30, será realizado por Marcelo Demarzo, médico da família, fundador e coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde da Universidade Federal de São Paulo.

O mindfulness está cada vez mais presente e integrado na prática clínica contemporânea. “Estudos recentes mostram que os programas de mindfulness são eficazes na regulação emocional, fazendo com que as pessoas lidem melhor com seus sentimentos e emoções”, conta Renata Simm, coordenadora do Instituto de Neurologia do Hospital Santa Paula.

“Os resultados apontam para a melhora de diversos quadros associados a esses problemas como a qualidade do sono, dificuldades interpessoais, transtornos alimentares, etc. Cientificamente também tem se mostrado eficiente como coadjuvante no tratamento de problemas orgânicos, como cardiopatias e alergias”, completa a neurologista.

SERVIÇO: 11ª edição do evento “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”
ONDE: Parque do Povo – Av. Henrique Chamma, 420 – Vila Olímpia, São Paulo – Telefone: (11) 3073-1217
QUANDO: Sábado, 7 de abril, das 9h às 15h
QUANTO: Evento gratuito

  • Leia também:

Compartilhe:

Tags: #News
1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …