8 dicas para quem quer parar de preguiça e começar a acordar cedo

Saiba como criar uma rotina de sono com pequenas alterações

Por: Redação

O alarme tocou e você, mais uma vez, não conseguiu acordar cedo. Na verdade, você já desistiu de ser uma pessoa matutina e percebeu que não será como aquela sua amiga que acorda às 6h mesmo aos finais de semana, nunca pula a academia e dorme pontualmente às 23h.

Na verdade, é tudo uma questão de hábito. É claro que cada pessoa precisa aprender a respeitar o seu relógio biológico – tem gente que funciona melhor à noite do que de manhã, outras tem o seu pico criativo à tarde – e entender como o seu corpo funciona.

Mas se você quer criar uma rotina mais consistente e não perder tantas horas do dia dormindo porque foi para a cama às 3h da manhã de novo fazendo uma maratona de séries na Netflix, então fique ligado nas dicas a seguir, elas vão te ajudar.

Dicas para quem quer começar a acordar cedo

dormir cedo

1. Crie uma rotina de sono

Se você não tem o hábito de dormir cedo e, consequentemente, acordar cedo, é interessante pensar em uma rotina que estimule o sono. Comece uma hora antes de deitar na cama: deixe de lado os eletro-eletrônicos (isso inclui o celular, já que a luz azul da tela afeta o sono) e opte por atividades mais tranquilas e que relaxem, como ler um livro, fazer alguns movimentos de Yoga, meditar… Enfim, atividades que mostrem que esse é um momento de relaxar e dizer para o corpo que a hora de descansar está próxima. Crie o hábito também de colocar um pijama, passar um hidratante no corpo e deitar na cama sempre em um mesmo horário.

2. Comece devagar

Se você acorda todos os dias às 8h, mas quer começar a levantar às 6h, mudar o despertador em duas horas pode ser uma tortura. Vá devagar, gradativamente mudando o horário de acordar: comece com 7h45, depois 7h30, 7h15, 7h e assim por diante, ajustando esse horário dia após dia até chegar no seu horário esperado. Você pode fazer alterações semanais: na primeira semana tentar acordar 15 minutos antes, depois 30, etc. Essa mudança, claro, tem que vir acompanhada de uma alteração no horário de dormir, para você não dormir menos só para conseguir acordar mais cedo.

3. Esqueça o botão de soneca

Continue lendo aqui: 8 dicas para quem quer parar de preguiça e começar a acordar cedo

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …