Dieta promovida por Beyoncé emagrece mas coloca saúde em risco
Associação Britânica para Nutrição fez alerta contra perigo aos fãs da cantora
Quem se preocupa em eliminar alguns quilos já deve ter ouvido falar na dieta de Beyoncé. A cantora, que perdeu 29 kg após a gravidez dos gêmeos Rumi e Sir, passou 44 dias vivendo com uma restrição alimentar rigorosa e divulgou o passo a passo para quem quisesse seguir o regime no livro “The 22-Day Revolution”, de 2015, do fisiologista e ‘guru’ da popstar, Marcos Borges.
A dieta estritamente baseada em plantas e seus derivados – “plant-based diet”, como foi batizada em inglês, indica que a pessoa pode consumir no máximo 1.400 calorias por dia. Entretanto, a Associação Britânica para Nutrição e Medicina do Estilo de Vida (Bant, na sigla em inglês), recomenda o consumo de 2.500 calorias por dia para os homens e 2.000 para mulheres.
Conheça as 5 melhores dietas de acordo com especialistas
Ao programa da BBC “Victoria Derbyshire”, o nutricionista Daniel O’Shaughnessy afirmou que o procedimento pode provocar “deficiências nutricionais”.
“Esse é um nível baixo para quem quer que seja. A pessoa vai se sentir cansada – mais ainda quando aliar esse tipo de alimentação com o exercício físico”, afirmou O’Shaughnessy. “Pode ser perigoso para uma pessoa sem acompanhamento adequado, sem a equipe de nutricionistas e personal trainers que a Beyoncé tem”, completou.
Por fim, o profissional afirmou que as celebridades deveriam encorajar as mulheres a se sentirem confortáveis com o próprio corpo, sem mudanças tão drásticas: “A Beyoncé está vendendo um sonho. Isso é preocupante porque muitos de seus fãs são adolescentes facilmente influenciáveis. E ela atinge milhões de pessoas”.
Ainda de acordo com a BBC, a cantora não retornou os pedidos de entrevista do programa. Já Borges disse que “Beyoncé seguiu uma combinação de uma dieta baseada em plantas e exercícios diários de forma disciplinada, com trabalho duro, para atingir seus objetivos profissionais para a apresentação no Coachella”.