Dificuldade de receber elogios prejudica a autoestima

Mudança de comportamento exige treino e auto-observação

Por: Redação

Você já parou para analisar como se comporta quando alguém destaca uma ou mais qualidades suas? Depois de ler o livro “O ano que disse Sim” da Shonda Rhimes, no qual ela relata a dificuldade de receber um elogio e só dizer “obrigada”, percebi que tinha o mesmo problema.

Logo após alguém me elogiar, eu encontrava uma maneira de dar uma resposta que diminuísse o valor do elogio que tinha recebido. Tinha uma sensação de que era errado simplesmente agradecer.

PALAVRAS DE ELOGIOS TE INCOMODAM?
Dificuldade em receber elogio sinaliza comportamento automático que prejudica a autoestima. Foto: Bigstock

Obrigado(a)!

Comece percebendo como se sente após receber o elogio, se já responde automaticamente justificando ou anulando o que te falaram. Depois, passe a praticar sua resposta. Eu proponho que, ao receber um elogio, você fale apenas “obrigado(a)!”. Ponto e mais nada. Isto exige treino e auto-observação para mudar algo que já é automático, mas precisamos parar de justificar as nossas qualidades.

Devemos nos policiar por se tratar de uma atitude que não será alterada tão rapidamente por já estarmos acostumados a tomá-la. Além disso, é necessário se atentar quando outra pessoa tem o comportamento, como a olhamos pois, dessa forma, começaremos a nos transformar de dentro para fora. Vamos praticar?

Continue lendo aqui e entenda o que acontece no universo feminino que gera essa dificuldade

Texto produzido por Natália Torchio e publicado no Personare.

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …