Doença cardíaca pode dar sinais curiosos na hora de dormir
Ouvir seu coração bater forte antes de dormir pode ser sinal de doença cardíaca. Entenda por que isso acontece e quando é preciso buscar ajuda médica
A doença cardíaca, conhecida também como doença arterial coronariana ou doença isquêmica do coração, ocorre quando o fluxo sanguíneo que irriga o músculo cardíaco é prejudicado por placas de gordura nas artérias. O que muitos não sabem é que essa condição pode apresentar sinais discretos, especialmente no momento em que estamos prestes a dormir.
O professor Michael Miller, da Universidade de Maryland School of Medicine, destacou em entrevista ao jornal britânico The Sun que certos sons noturnos — como ouvir seu próprio coração bater mais forte — podem indicar algo mais sério: uma possível doença cardíaca.
Em um corpo saudável e em repouso, é esperado que a frequência cardíaca diminua. No entanto, se o batimento do coração está tão intenso a ponto de ser audível ao deitar, pode haver uma alteração cardiovascular subjacente.
- Pousada em Trancoso oferece cashback de R$ 1.000 no Réveillon
- Menopausa: saiba como viver essa fase com qualidade de vida
- Pausa de 7 dias nas redes sociais já melhora ansiedade e bem-estar, diz estudo
- Cisco e Senac oferecem 500 vagas em cursos gratuitos

Palpitações noturnas exigem atenção médica
Esse batimento audível ou acelerado é chamado de palpitação. Embora também possa ser provocado por causas benignas, como desidratação, hipoglicemia, anemia ou efeitos colaterais de medicamentos, em alguns casos, está relacionado a condições cardíacas graves.
Entre as possíveis causas estão arritmias, insuficiência cardíaca, cardiomiopatias, problemas congênitos ou danos às válvulas cardíacas. Se as palpitações forem persistentes, intensas, ou se você já tem histórico de problemas no coração, é fundamental procurar orientação médica.
Além de causar desconforto, a palpitação noturna pode ser o primeiro sinal de uma condição cardiovascular mais séria. Em um país como o Brasil, onde mais de 400 mil pessoas morrem todos os anos por doenças cardiovasculares, estar atento aos sinais do corpo pode salvar vidas.