Doença cerebral desconhecida coloca médicos em alerta
Sintomas dessa condição incluem espasmos e alucinações
Uma doença cerebral misteriosa está intrigando médicos no Canadá. Pelo menos 48 pessoas com idades entre 18 a 85 anos apresentaram sintomas parecidos na península Acadian e em áreas de Moncton de New Brunswick. Há informações de que pelo menos seis morreram.
O primeiro caso isolado foi detectado em um paciente em 2015, mas foi a partir de 2018 que autoridades de saúde notaram um número crescente de casos. Só em 2020, foram 24 pacientes com sintomas semelhantes e sem diagnóstico preciso e, em 2021, já foram registrados seis casos, de acordo com a CBC News.
Os sintomas assemelham-se aos da doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), uma doença cerebral rara e fatal; e incluem perda de memória, alucinações, depressão, espasmos e atrofia muscular.
- OMS reconhece o Burnout como uma doença ocupacional que exige atenção urgente
- Sinais de um ataque cardíaco que nem todo mundo conhece
- Estudo americano revela aromas que ajudam a aliviar depressão
- Sinais incomuns de desidratação para alertar que você precisa beber água
Testes realizados, no entanto, não mostraram nenhuma evidência de que seja CJD.

Há relatos de pacientes que desenvolveram sintomas progressivamente piores ao longo de 18 a 36 meses das primeiras queixas. Alguns também tiveram declínio cognitivo e apresentaram ranger de dentes.
Várias equipes de pesquisa estão investigando a causa dessa doença cerebral, que pode ser algo novo ou vários distúrbios diferentes que já são conhecidos. Como os casos parecem estar limitados a uma região, os pesquisadores trabalham com a possibilidade da existência de alguma toxina ambiental que possa estar causando isso.