Doença hepática: o sintoma precoce que aparece à noite
Os problemas hepáticos se desenvolvem silenciosamente, sem sintomas óbvios nos estágios iniciais
A doença hepática relacionada ao álcool é desencadeada pelo consumo excessivo de álcool, como o próprio nome sugere. Existem três estágios principais dessa condição, e embora os sintomas não sejam fáceis de notar no início, existe um sinal precoce que costuma aparecer à noite.
De acordo com a British Liver Trust, entidade britânica voltada para a saúde do fígado, adverte que problemas para dormir, ou insônia, são um dos primeiros sintomas de doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Embora problemas de sono possam estar relacionados para a condição do fígado, esse não é o único sintoma. Em casos avançados, os sinais podem incluir:
- sensação de dor ou desconforto no lado superior direito da barriga (onde está o fígado);
- pouco ou nenhum apetite;
- sensação de cansaço (fadiga);
- náuseas;
- diarreia;
- sensação de mal-estar geral.
É importante dizer, no entanto, que é possível haver danos no fígado mesmo na ausência dos sintomas acima. Por isso quem bebe álcool em excesso precisa informar ao médico. A condição precisa ser tratada para as lesões não evoluírem para um estado mais crítico.
Fígado e o álcool
O fígado é muito resistente e capaz de se regenerar. Cada vez que o fígado filtra o álcool, algumas de suas células morrem.
Porém, ele pode desenvolver novas células, mas o abuso prolongado de álcool ao longo de muitos anos pode reduzir sua capacidade de regeneração. Isso pode resultar em danos graves e permanentes ao seu fígado.
Existem 3 estágios principais da doença hepática relacionada ao álcool:
- doença hepática gordurosa alcoólica
- hepatite alcoólica
- cirrose
Este último estágio é o mais grave de todos. É quando o fígado apresenta cicatrizes significativas. Mesmo nesta fase, pode não haver nenhum sintoma óbvio.
Geralmente não é reversível, mas parar de beber álcool imediatamente pode evitar mais danos e aumentar significativamente sua expectativa de vida.