Doença X, antecipada pela OMS, pode ser a nova ameaça à humanidade
Especialistas temem que enfermidade causada por novo patógeno possa varrer o mundo tão rápido quanto a covid-19
Em 2018, a A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou a lista de agentes patogênicos que poderiam causar uma emergência de saúde pública e virar uma epidemia. Na ocasião, a entidade fez um importante alerta para a possibilidade do surgimento da misteriosa “Doença X”.
Segundo a OMS, ela poderia gerar uma séria epidemia internacional e ser causada por um patógeno atualmente desconhecido, de origem animal, capaz de causar doenças em humanos. Quando surgiu o novo coronavírus, muitos relacionaram a covid-19 à essa doença misteriosa. Até hoje, a OMS não confirmou a ligação.
A CNN conversou com o microbiologista congolês Jean-Jacques Muyembe Tamfum, que ajudou a descobrir o ebola na década de 1970, e ele alertou que a humanidade enfrenta um número desconhecido de vírus novos e potencialmente fatais que podem ser tão ou até mais letal que a covid-19.
“Estamos agora em um mundo onde novos patógenos surgirão e é isso que constitui uma ameaça para a humanidade”, disse o especialista na caça de novos vírus e bactérias.
Segundo Muyembe, no Congo, já foi identificada uma suspeita dessa temida Doença X. O caso refere-se a uma mulher que tinha todos os sintomas de ebola, mas os exames não detectaram absolutamente nada. A paciente se recuperou, mas a doença que a afetou permanece um mistério.
Destruição de florestas e o surgimento de novos patógenos
Há razão para ter medo com relação a doença hipotética? Segundo o médico congolês Dadin Bonkole, que cuidou da paciente que não teve o diagnóstico descoberto, sim.
“Todos nós temos que ter medo. O ebola era desconhecido. Covid era desconhecida. Precisamos ter medo de novas doenças”, afirmou.
As Nações Unidas alertaram que, se o desmatamento e crescimento populacional que tanto ameaçam as florestas continuarem, os animais e os vírus que eles carregam irão colidir com as pessoas de maneiras novas. O que pode ser um desastre.
Basta olhar para o passado e ver que a febre amarela, várias formas de gripe, raiva, brucelose e doença de Lyme foram passadas de animais para humanos. E elas já causaram epidemias e pandemias antes.
O pesquisador e professor Jean-Jacques Muyembe explica que doenças com esse modo de transmissão são chamadas de zoonóticas. Segundo ele, a questão não é “se”, mas “quando” essas doenças aparecerão.