As 10 doenças que correm risco de virarem epidemia global

OMS ainda alerta para uma misteriosa "doença X" que pode ser uma das mais perigosas do mundo

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Getty Images/iStockphotoZika é uma das preocupações da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revisou a lista de agentes patogênicos prioritários, que pela falta de medicamentos ou vacinas, podem causar uma emergência de saúde pública e virar epidemia.

A revisão serve para alertar para a necessidade de um esforço médico e científico na descoberta de tratamentos a fim de controlar possíveis surtos.

Entre os vírus que circulam no Brasil, o zika é uma das preocupações da OMS. Confira as doenças que aparecem na lista.

Vírus Nipah

O vírus Nipah é transmitido por morcegos e pode provocar desde síndromes respiratórias agudas a inflamação no cérebro. Ainda não existe vacina ou cura, somente um tratamento para a doença. O vírus foi identificado pela primeira na Malásia e atualmente tem causado alarde na Índia.

Vírus Hendra

Também é uma doença que tem os morcegos como principais vetores. A infecção pelo vírus Hendra (HeV) é uma zoonose emergente rara que causa uma doença grave e frequentemente fatal em cavalos infectados e em humanos.

Febre hemorrágica da Crimeia-Congo

É uma enfermidade endêmica na África, na zona, no Oriente Médio e da Ásia. O vírus causa febre hemorrágica, com uma taxa de mortalidade de até 40%.

Zika

Crédito: nome do fotografo/Agência BrasiZika Vírus ainda é preocupação para o Brasil

A doença, apontada como uma das causas da microcefalia em bebês, é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O zika continua a ter uma especial incidência na América Latina, principalmente no Brasil.

Vírus ebola

A doença tem como e seu principal sintoma é a febre hemorrágica, que causa sangramentos em órgãos internos. O vírus é nativo da África, onde surtos esporádicos ocorrem ao longo de décadas.

Febre da Lassa

É doença mortal que se espalha pela África que pode afetar os órgão e danificar os vasos sanguíneos. Ela transmitida aos humanos pelo rato comum africano.

Vírus do Maburg

Com sintomas parecidos com os do ebola, a doença provoca febre hemorrágica grave. Os surtos mais recentes ocorreram na África.

Síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio

É uma doença respiratória que provoca tosse e febre. Foi identificada pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita. A contaminação ocorre por meio de contato físico com indivíduos infectados, ou através de tosse e espirro.

Síndrome respiratória aguda

Pessoas infectadas também apresentam problemas respiratórios agudos. O surto inicial ocorreu em 2002, na China, e depois se espalhou para outros países asiáticos.

Febre do Vale Rift

O vírus identificado pela primeira vez em 1931 no Quênia é mais comum em animais, mas também pode afetar humanos. Os pacientes podem desenvolver problemas oculares, meningoencefalite ou febre hemorrágica.

Doença X

A OMS também incluiu um agente patógeno ainda desconhecido para alertar para o risco de uma epidemia internacional grave. Nomeada de “doença x”, ela é apenas uma hipótese que pode surpreender a medicina.

Com informações da BBC

Leia também:

Compartilhe:

1 / 8
1
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
2
03:08
Será que você tem sinestesia?
Ouvir um som e sentir um gosto na boca; ver o número 8 como roxo. Nada disso é loucura: tratam-se …
3
02:23
Banho do Bebê – Sikana
Esse vídeo integra o capítulo “Higiene do Bebê” e contou com o apoio técnico de profissionais de saúde da Perinatal, …
4
02:13
Os benefícios da camisinha feminina
Muitos talvez não saibam, mas a camisinha feminina conta com uma série de benefícios. Além de prevenir a gravidez, protege …
5
05:54
Maternidade e sexo – Ana Paula Xongani
A criadora de conteúdos e empresária Ana Paula Xongani contou o que mudou na sua vida sexual após a maternidade.
6
04:55
Prazer das minas – Thaís Mayume Higa
A escritora e editora Thaís Mayume Higa conversou com a gente sobre os tabus envolvendo a sexualidade das minas.
7
07:03
Saúde LGBT – Thaís Machado e Iran Giusti
Conversamos com a médica da família e comunidade, Thaís Machado, e o fundador da Casa 1, Iran Giusti, para falar …
8
04:27
Sexo 60+ – Rita Cadillac
Conversamos com a Rita Cadillac para abordar o sexo após 60 anos de idade.