Dor nas costas pode ser sintoma de alerta de câncer agressivo
Incômodo pode aparecer na região lombar, mas vale ressaltar que dor nas costas pode ser causada por várias outras condições
Dor nas costas é tão comum que raramente as pessoas a relacionam a algo mais sério. De fato, na maiorias das vezes, a dor tem origem muscular ou está relacionada a lesões, hérnias de disco ou outras questões mais simples. Porém, é importante saber que o câncer de pâncreas também pode provocar o sintoma, especialmente na região lombar.
O pâncreas está localizado no abdômen, atrás do estômago, e próximo à coluna vertebral. Quando ocorre um tumor no órgão, especialmente na cabeça do pâncreas (região mais comum para o desenvolvimento do câncer pancreático), ele pode pressionar ou invadir estruturas próximas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, isso também pode ocorrer quando há disseminação para os nervos ao redor do pâncreas, que se estendem para a região das costas.
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
A dor nas costas causada pelo câncer de pâncreas costuma ser persistente na área média ou superior das costas, podendo se estender para o abdômen. No início, ela pode ser de baixa intensidade e tende ficar mais forte com o passar do tempo.
Outros sintomas de câncer de pâncreas
Além da dor nas costas, o câncer de pâncreas pode apresentar outros sintomas, como perda de peso inexplicada, icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), alterações no apetite, náuseas, vômitos, fadiga e mudanças nos hábitos intestinais.
Os sintomas de icterícia podem aparecer quando o tumor obstrui a cabeça do pâncreas. Já a perda de peso é mais provável se o tumor estiver no corpo ou na cauda do pâncreas.
Se você está sofrendo com dor nas costas ou outros sintomas, especialmente se forem persistentes ou inexplicáveis, é importante procurar um médico para uma avaliação e investigação dos sintomas.