Dor pouco conhecida que pode ser um sinal de câncer de próstata

É importante saber, no entanto, que o câncer de próstata é silencioso e evoluir sem ser notado

Um médico está alertando os homens sobre um sintoma pouco conhecido do câncer de próstata que justificaria um exame. Segundo ele, a dor lombar pode ter relação com a doença.

Essa dor pode ocorrer por dois motivos: metástase óssea ou compressão de nervos.

O câncer de próstata tem uma tendência a metastatizar para os ossos, particularmente a coluna vertebral. Quando as células cancerígenas se espalham para os ossos da coluna, elas podem causar dor significativa, incluindo dor lombar.

O crescimento do tumor na próstata ou a disseminação para a coluna vertebral pode levar à compressão dos nervos que passam pela região lombar.

Essa compressão pode causar dor lombar e, em alguns casos, dor irradiada para outras áreas, como as pernas.

Além disso, o crescimento do tumor na próstata em si pode causar desconforto e dor na região pélvica, que pode ser percebida como dor lombar.

Outros sinais e sintomas de câncer de próstata

Ao jornal inglês The Mirror, o clínico geral Dr. Kishan Vithlani, disse que sete em cada 10 homens não sabem a quais sinais se atentar. E quando descoberta precocemente, as chances de cura são maiores. 

Ainda de acordo com o médico, outros sinais de câncer de próstata incluem necessidade de fazer xixi com mais frequência do que o normal, muitas vezes durante a noite; fluxo fraco ou sensação de que a bexiga não foi totalmente esvaziada.

Outro sinal importante é sangue na urina. Isso ocorre porque a próstata é um órgão extremamente vascularizado, que apresenta diversas artérias e veias. Então, o aumento da glândula também causa um aumento da vascularização na região, provocando o sangramento.

Dor lombar pode indicar câncer de próstata
Créditos: KansudaKaewwannarat/DepositPhotos
Dor lombar pode indicar câncer de próstata

Sintomas podem aparecer em estágio mais avançado

O câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas até que o câncer aumente de tamanho. Por isso é importante a realização de exames periódicos.

Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas.

O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

Quais fatores de risco para a doença?

  • Idade: o câncer de próstata é extremamente raro antes dos 40 anos de idade e muito comum após 70 – 80 anos de idade;
  • Histórico familiar: um parente direto como pai ou irmão com câncer de próstata mais que duplica o risco;
  • Alterações genéticas: algumas mutações têm relação direita com o câncer de próstata, como a Síndrome de Lynch que tem risco aumentado de uma série de cânceres incluindo de próstata;
  • Estilo de vida: ingestão de grande quantidade de gordura de origem animal (carnes vermelhas) e sedentarismo/obesidade aumentam o risco da mesma forma.