Dormir até tarde no final de semana não ajuda a recuperar sono perdido durante semana

Por: Redação

Uma pesquisa publicada na revista ‘Journal of Chemical Endocrinology na Metabolism’ constatou que ‘dormir mais tempo nos dias livres pode ter relação com problemas metabólicos’.

O estudo, realizado pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, analisou durante sete dias o número de horas e os hábitos de sono e alimentação de 477 pessoas de meia-idade, entre 35 e 54 anos, todas saudáveis.

O estudo, realizado pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, analisou durante sete dias o número de horas e os hábitos de sono e alimentação de 477 pessoas de meia-idade
O estudo, realizado pela Universidade de Pittsburg, nos Estados Unidos, analisou durante sete dias o número de horas e os hábitos de sono e alimentação de 477 pessoas de meia-idade

Dentre as várias conclusões, a pesquisa concluiu que, apesar de as pessoas preferirem dormir até tarde nos fins de semana, a prática não as ajuda a recuperar o sono perdido durante a semana. “Quando dormimos demais nos fins de semana, estamos atrasando nosso relógio circadiano biológico em uma média de duas horas, tornando-o instável”, revelou o estudo.

Tampouco vale dormir pouco em uma semana e compensar na seguinte. Uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo, concluiu que os indivíduos que faziam isso apresentavam problemas cognitivos.

Compartilhe:

1
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
2
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
3
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
4
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
5
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
6
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …
7
03:10
Como os fatores sociais impactam a expectativa de vida
Saneamento básico e desemprego são alguns dos fatores que podem impactar diretamente com a nossa longevidade. Hoje, a Dra. Aline de …
8
01:28
Psicose: saiba como identificar
Pensamentos vagos e incoerentes? Como identificar um surto psicótico? Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, fala sobre os sintomas da …