A dose certa de café para prevenir diabetes e doenças cardíacas
Entenda como o consumo de café na quantidade certa pode ajudar a prevenir diabetes, além de oferecer outros benefícios à saúde
Pesquisas têm mostrado que o consumo moderado de café pode trazer diversos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardiometabólicas, como diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.
Um estudo realizado pela Universidade de Soochow, na China, analisou os hábitos de consumo de café de 500 mil pessoas, com idades entre 37 e 73 anos.
Quantas xícaras de café é preciso beber por dia para prevenir diabetes e derrame?
O estudo descobriu que beber de duas a três xícaras por dia pode ser a dose ideal para aproveitar esses efeitos protetores.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Além disso, o estudo, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, descobriu que as pessoas obtiveram benefícios semelhantes ao consumirem de 200 a 300 mg de cafeína por dia de outras bebidas.
“Nossas descobertas destacam que quantidades moderadas de ingestão de café ou cafeína podem ter benefícios de longo alcance”, afirmou o autor principal, Dr. Chaofu Ke.
Como o café pode prevenir doenças cardíacas?
O café contém polifenóis e antioxidantes que ajudam a proteger o coração. Esses compostos podem reduzir o risco de infartos e derrames ao combater inflamações e melhorar a função dos vasos sanguíneos.
Pesquisas revelaram que quem consome de duas a três xícaras de café diariamente tem menos chances de desenvolver doenças cardiometabólicas – ataques cardíacos, derrames, diabetes tipo 2 e doença hepática gordurosa –, em comparação com quem não bebe café.
O café pode reduzir o risco de diabetes?
Estudos indicam que o consumo regular de café está associado a uma menor incidência de diabetes tipo 2.
A cafeína presente no café pode melhorar a sensibilidade à insulina, reduzindo a resistência do corpo a esse hormônio.
Assim, tomar café regularmente pode ser uma estratégia útil para prevenir o desenvolvimento do diabetes, especialmente quando combinado com hábitos de vida saudáveis.
Quais são os outros benefícios de tomar café?
Além de proteger o coração e reduzir o risco de diabetes, o café também pode beneficiar o cérebro e o fígado.
A bebida é conhecida por diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, como demência, e contribuir para a saúde hepática, prevenindo doenças como o fígado gorduroso.
Por isso, o café, consumido em quantidades moderadas, é considerado um aliado para a saúde de diferentes órgãos.