Dose controlada de Santo Daime pode reduzir sintomas de depressão

Voluntários relataram melhora; pesquisadores querem ampliar as pesquisas com ayahuasca

Um estudo realizado na USP de Ribeirão Preto (SP) mostrou que chá do Santo Daime, bebida feita com ervas amazônicas com finalidade religiosa, diminui os sintomas da depressão em pessoas que sofrem com casos mais graves da doença.

Metade dos voluntários relataram melhora horas depois da ingestão de uma dose controlada e a sensação de bem-estar permaneceu por até três semanas.

Ayahuasca é feita com cipó e folhas de plantas amazônicas
Créditos: claudiio Doenitz/istock
Ayahuasca é feita com cipó e folhas de plantas amazônicas

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e já havia sido publicada na revista britânica “Psychological Medicine”.

“Elas tinham o que chamamos de depressão grave, depressão maior, ou uma depressão refratária ao tratamento”, disse Rafael Santos, professor de pós-graduação em saúde mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, à EPTV.

“Não é uma tristeza comum, que qualquer um pode ter, de um dia mais difícil, são pessoas que têm esse componente de falta de motivação e prazer na vida cronicamente ao longo de anos”, contou. “Diziam que melhoravam seu quadro de depressão e ansiedade, então decidimos testar em ambiente de laboratório, no hospital. ”

Os acadêmicos planejam ampliar as pesquisas para entender se há benefícios a longo prazo e avaliar dosagens seguras para futuros tratamentos contra a depressão. A substância tem potencial para causar dependência química.